Comissários de bordo da United são alertados a não se parecerem como americanos

Os comissários de bordo da United Airlines foram aconselhados a evitar usar roupas que os identifiquem como um cidadão americano ou um membro da tripulação de uma companhia aérea com sede nos EUA enquanto estiverem em escala internacional em qualquer lugar do mundo. 

comissários

O aviso extraordinário ocorre quando as tensões geopolíticas no Oriente Médio aumentam após o assassinato do comandante iraniano Qasem Soleimani.

O que diz o comunicado interno

“… como tripulante que trabalha para uma transportadora norte-americana, sempre devemos ter cautela em qualquer lugar do mundo”, diz o memorando da Associação de Comissários de bordo (AFA-CWA) aos 22.000 comissários da United.

“Evite usar roupas que o identifiquem facilmente como membro da tripulação ou cidadão dos EUA”, continua o memorando, ao mesmo tempo em que aconselha os comissários de bordo a manter a consciência da situação e a evitar grandes protestos, comícios e eventos públicos em massa.

Como muitas companhias aéreas internacionais, a United possui uma equipe de segurança interna que monitora constantemente a situação de segurança em destinos em todo o mundo. Embora o departamento de possa ocasionalmente emitir diretrizes para destinos específicos, esse novo aviso parece ir um passo além.

Segundo o VFTW, além de manter um perfil discreto, a tripulação da United também foi instruída a ficar com os demais membros sempre que saírem do hotel e dizer a outros comissários de bordo para onde estão indo. Eles também devem manter seus passaportes sempre e, de preferência, ter um telefone celular com plano global.

Aviso do Departamento de Estado

Um aviso do Departamento de Estado sobre as tensões aumentadas no Oriente Médio alerta os cidadãos americanos de que eles podem enfrentar riscos crescentes à segurança enquanto estiverem no exterior. Os cidadãos dos EUA são aconselhados a manter um perfil discreto, estar ciente de seus arredores, revisar planos de segurança e manter documentos de viagem sempre à mão. O comunicado foi atualizado pela última vez na terça-feira.

Alguns destinos populares em que a tripulação da United costuma ficar, como o Reino Unido e a Alemanha, também têm avisos de viagem de nível 2, que alertam para o potencial de ataques terroristas

Após a queda do voo PS752 da Ukraine International Airlines em um ataque de míssil no interior do Irã, várias companhias aéreas internacionais também seguiram orientações da FAA e de outras autoridades da aviação civil para redirecionar voos pelo Irã e Iraque.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avianca reduzirá oferta e demitirá 6 mil no pós-pandemia

0
Empresa colombiana chegou a ter uma perda de 80% no faturamento devido a pandemia de COVID-19 e planeja uma drástica redução estrutural.