Início Acidentes e Incidentes

Veja como ficou o para-brisa desse Airbus A321 ao encontrar granizo na subida

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A321 Vietnam Airlines
Airbus A321 de matrícula VN-A605 – Imagem: Steven Byles [CC]

A tripulação de um Airbus A321 precisou retornar ao aeroporto de partida pouco depois de decolar no último dia 21 de junho, após uma tempestade com granizo danificar um para-brisa da aeronave. Apesar de a ocorrência ter se dado há 1 mês, a imagem do dano veio à tona apenas nesta semana.

Segundo dados do The Aviation Herald, a aeronave envolvida no incidente foi o Airbus A321 registrado sob a matrícula VN-A605, pertencente à companhia aérea Vietnam Airlines, quando estava realizando o voo de número VN-7414 da cidade de Ho Chi Minh para Banmethuot, ambas no Vietnã.

O jato estava cruzando o nível de voo FL170 (altitude de 17 mil pés, ou 5,2 km) em subida após ter decolado da pista 25L de Ho Chi Minh, e estava a mais de 20 milhas náuticas (37 km) de distância de várias células de tempestade quando encontrou granizo por cerca de 7 segundos, causando a quebra do para-brisa do comandante.

O para-brisa do A321 trincado – Imagem: AvHerald

A tripulação decidiu retornar à cidade de Ho Chi Minh para um pouso, que ocorreu de forma segura na pista 25R cerca de 25 minutos após a partida. O AvHerald informa que a aeronave da ocorrência retornou ao serviço cerca de 41 horas após o pouso.

Curiosamente, na mesma data de 21 de junho, porém 4 anos atrás, em 2016, outro Airbus A321 da mesma Vietnam Airlines, de matrícula VN-A351, também passou pelo problema de para-brisa trincado em voo.

O para-brisa do casso de 2016 – Imagem: AvHerald

Nesse caso passado, entretanto, o AvHerald informa que o problema ocorreu no meio do voo, quando a aeronave já estava estabilizada em altitude de cruzeiro, possivelmente tendo outro motivo que não o granizo como causa.

A própria imagem mostra que a falha deve ter se originado na borda superior, algo que geralmente ocorre em função, por exemplo, de algum defeito de fabricação ou falha de procedimento de manutenção.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile