Como ligar o computador: Piloto mostra como se inicia o moderno Airbus A350

Ligar um avião tão grande e moderno como o Airbus A350XWB pode parecer complexo, mas é mais simples do que se imagina: basta apertar apenas alguns botões, como mostra esse piloto.

No vídeo acima (espere carregar) divulgado pelo Twitter do Breaking Aviation News, um piloto entra na cabine completamente escura do Airbus A350XWB e “dá vida” ao jato mais moderno da fabricante europeia. O processo é simples e demanda apenas cinco a seis passos. De início, o avião do vídeo está no estado chamado Cold & Dark, onde tudo está desligado, dos motores até a parte elétrica.

O primeiro “botão” a ser apertado é o da bateria de número um (BAT1), seguido da bateria de emergência um (BAT EMER 1), depois de emergência dois (BAT EMER 2) e a bateria dois (BAT 2). Estas baterias, antes de serem acionadas precisam estar com ao menos 25 volts de carga. Caso o avião fique ligado apenas nestas baterias que, por sua vez, acionam outros sistemas, ele pode ficar sem energia em pouco tempo.

Por isso o piloto, em seguida, aciona a energia de fonte externa dois (EXT 2) e depois a fonte externa um (EXT 1), exatamente na sequência decrescente. Caso apenas uma fonte externa esteja disponível, se deve utilizar a EXT 2.

Logo após, o avião faz um teste próprio para averiguar a integridade de todos os sistemas. Segundos depois, o chamado self-test é finalizado e o A350 está pronto para iniciar o alinhamento dos sistemas de navegação, ter seu plano de voo preenchido e, finalmente, ligar os motores.

Todo esse processo de acionamento é bastante automatizado no Airbus, seja no A350, no menor A330 ou até no gigante A380. A simplicidade visa diminuir a carga do piloto, que deve focar em tarefas mais importantes.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias