Compaixão com a Avianca: gratidão do presidente da Azul e do AeroIN

EDITORIAL

Após fechamento de diversas bases da Avianca Brasil nesta semana em decorrência do processo de recuperação judicial e retomada das aeronaves, vários funcionários da empresa se despediram do último voo da Oceanair, e em duas bases receberam apoio de colegas da Azul.

Nós mostramos aqui a belíssima atitude dos tripulantes da Azul em Goiânia e Florianópolis com os seus colegas da Avianca Brasil. Foi um viral que chegou até o presidente da Azul, John Rodgerson.

A nossa publicação chegou na marca de 25 mil visualizações nas primeiras 30 horas, e atingiu 100 mil pessoas no Facebook, algo que normalmente só é atingido em notícias relacionadas a tragédia ou de outro mundo como a visita do Antonov An-225 que teve meio milhão de espectadores e atingiu 1,1 milhão de pessoas.

Fizemos questão de compartilhar a atitude porque ela também partiu do AeroIN: o nosso fótografo e tripulante Azul, Ícaro Roberto, foi um dos organizadores juntamente com Matheus De Souza, spotter e amigo pessoal do site.

A idéia surgiu dos gerentes Ricardo e Núbia contando com o apoio de todos os tripulantes da Azul na base. A confraternização também contou com o apoio. Veja abaixo trecho do e-mail enviado pelo presidente da Azul aos seus funcionários hoje:

Recebi as fotos da confraternização e confesso que fiquei muito feliz com a nossa atitude diante de uma situação tão complicada. Bases de GYN e FLN, vocês foram fantásticos, deixando qualquer tipo de concorrêcia de lado e mostrando que o espírito de humanidade das nossas pessoas está sempre em primeiro lugar.

É díficil imaginar que qualquer outra empresa seria capaz de pensar numa proposta como essa e organizar esse momento de fraternidade. Isso só me leva a crer que estávamos certos desde o início quando fizemos uma oferta para resgatar a empresa. Manteríamos as rotas, iríamos operar as aeronaves, transportaríamos todos os clientes deles, e principalmente, incorporaríamos grande pare do quadro de funcionários da Avianca em nossa família Azul. Mas, infelizmente, nossos concorrentes sugeriram outro plano, que teve por principal objetivo impedir a nossa entrada em Congonhas. Eles fizeram isso porque sabem que temos o melhor produto e, sem dúvidas, o melhor time do planeta.

GYN e FLN, parabéns por terem essa atitude tão bacana com nossos colegas, e peço que continuem a demonstrar esse carinho e preocupação com eles. Vamos cuidar bem dos funcionários da Avianca e de seus Clientes. Independente de tudo, somos um só.

John Rodgerson, presidente da Azul

Também somos Avianca

A confraternização foi uma atitude louvável num momento difícil e que exigiu muito de nós do AeroIN: a notícia da recuperação judicial veio logo após perdemos Benito Latorre, membro desde a fundação do site e que realizou o último voo de sua vida com a Avianca Brasil.

De lá para cá não foram momentos fáceis, 1/4 do nosso time é parte da Avianca, um outro quarto parte da Azul e uma parte da GOL. Nunca imaginávamos que teríamos que escrever sobre a situação atual da empresa e sem um dos nossos amigos.

Mantivemos o nosso profissionalismo e publicando a notícia, sempre pautado na verdade. Até porque sempre tem aquela máxima no jornalismo: notícia é quando se publica o que não gostariam, do contrário é marketing.

Time da GOL em GRU também deu apoio aos colegas da Avianca Brasil em seu último voo

Mas neste momento deixaremos o profissionalismo um pouco de lado para colocar o humanismo acima.

Deixo aqui o meu agradecimento pessoal e em nome do AeroIN a todos os leitores e amigos que apoiaram o time Avianca Brasil neste tempo díficil.

Agradeço também aos funcionários da Azul Linhas Aéreas, da GOL Linhas Aéreas e da LATAM Brasil, que independente de ordem superior deram apoio aos colegas da Oceanair, seja pessoalmente ou através dos comentários aqui.

Estamos reunindo em nosso arquivo diversas imagens e vídeos inéditos da história da Avianca Brasil oriundos do acervo pessoal de cada um do time AeroIN, que iremos compartilhar futuramente aqui. Fiquem ligados!

Att,
Carlos Martins
Editor-Chefe no AeroIN
Funcionário da melhor companhia aérea do Brasil

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos