Companhia aérea bane influenciador que ensinou truque para não pagar a bagagem de mão

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A321 Spirit Airlines
Imagem: Adam Moreira [CC]

A Spirit é uma das companhias aéreas de baixo custo mais populares dos Estados Unidos pelos bilhetes a preço baixíssimos que oferece ao público. Mas, como toda low-cost, o passageiro precisa pagar por quase tudo que utilize a bordo, além do próprio assento, o que pode, eventualmente, causar alguns conflitos entre empresa e passageiro.

Foi o que aconteceu com o TikToker @robkallday que postou um vídeo no qual ensina um “truque” para conseguir levar uma bagagem de mão gratuita ao voar pela Spirit Airlines.

O estratagema, que na verdade era um tutorial sobre como usar um software de celular para falsificar o cartão de embarque e poder levar uma bagagem de mão sem pagar pelo item. O espertinho ainda alerta para o risco de o golpe ser descoberto se algum agente consultar o sistema da empresa, em vez de apenas conferir o bilhete. Confira abaixo (espere carregar).

Pouco tempo depois, o mesmo usuário postou um novo vídeo em que exibe uma carta que recebeu da Spirit Airlines. No documento, a companhia o proíbe de voar novamente com ela e oferece uma a oportunidade de apelar da decisão apenas em dois anos.

Na carta, a empresa informa que o motivo do banimento era o vídeo postado uma semana antes, em que ensinava meios de “manipular um cartão de embarque e indicando de forma fraudulenta que clientes teriam pago por uma bagagem de mão em detrimento financeiro da Spirit Airlines”.

O usuário @robkallday não se identificou no vídeo e não teve o nome verdadeiro divulgado. No canal, assina como Rob K. Porém, o portal View From the Wing aposta que se trata de Rob Kleifield, um ex-jogador de futebol americano que se tornou jornalista esportivo da ESPN dos Estados Unidos. O ex-atleta, contudo, nega participação no caso. O perfil tem mais de 180.000 seguidores no TikTok.

Em sua defesa, robkallday alega que não falsificou nenhum cartão de embarque e que pretendia apenas ser engraçado, conforme avisara no próprio vídeo original. A postagem não foi apagada e já foi vista quase 3 milhões de vezes e recebeu cerca 1000 comentários e 155 mil curtidas. Espera-se que a Spirit, além de punir o malandro, tenha modernizado seu sistema se controle de bagagens.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Homem pedia dinheiro a turistas no aeroporto para liberá-los de quarentena...

0
A polícia prendeu na sexta-feira (15), um rapaz e dois cúmplices que trabalhavam na loja duty free do aeroporto Aeroporto Internacional