Companhia aérea chilena fecha as portas e fala de favorecimento da LATAM

A empresa ONE Airlines atuava havia sete anos no mercado doméstico chileno, com voos fretados focados no mercado de mineração no país, que tem como principal produto de exportação o Cobre. No entanto, em uma carta aos funcionários, Claudio Fischer, presidente da aérea, informou “da difícil decisão de fechar a empresa” devido à crise financeira e sanitária causada pelo coronavírus.

Essa é a primeira aérea vítima do coronavírus no Chile, que também conta com a Aerovías DAP / Mineral Airways, JetSmart, SKY Airlines e LATAM fazendo voos domésticos, regulares ou não.

Esta última, porém está em recuperação judicial e deve receber ajuda do governo local. E isso irritou o executivo da ONE, que declarou:

É lamentável que negaram acesso a medidas de apoio às empresas, mas anunciaram diversas opções de ajuda do estado para as grandes companhias aéreas. Neste cenário obscuro e não tendo mais alternativas, nossa diretoria tomou a responsável decisão de fechar a empresa” afirma Fischer.

As mineradoras não pararam a operação, que é essencial para a economia chilena, porém reduziram a exploração e, em algumas partes do país, mineiros acusam que as empresas tem sido negligentes quanto às medidas de proteção ao vírus.

A ONE foi fundada em 2013 e focada em voos fretados para levar funcionários de empresas mineradoras através Chile. No mês de março, transportou 2.162 passageiros com 0,2% de participação no mercado doméstico chileno. A empresa operava com dois Boeings 737-300 com capacidade para 148 passageiros cada, e no passado operou outro par de 737, mas da variante maior -400. A principal rota era de Santiago para Antofagasta e Concepción.

Com informações de Ricardo Delpiano do portal parceiro Aero-Naves

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias