Início Empresas Aéreas

Companhia aérea começa a fazer uniforme de tripulantes com garrafas PET

Imagem: easyJet

A companhia aérea europeia easyJet anunciou na última segunda-feira (9) que está introduzindo um novo uniforme para a tripulação de cabine e pilotos, cada um composto de cerca de 45 garrafas plásticas recicladas como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, redução de carbono, além de uma mudança inovadora.

Fabricado pela Tailored Image, empresa com sede na Irlanda do Norte, e criado com material exclusivo de alta tecnologia, o novo uniforme será introduzido aos tripulantes de cabine neste mês de agosto. Estima-se que a implantação em toda a companhia aérea evite que cerca de meio milhão de garrafas de plástico acabem como lixo plástico a cada ano.

O tecido não apenas reduz o desperdício de plástico, mas o material de alta tecnologia é feito com fontes de energia renováveis ​​e tem uma pegada de carbono 75% menor do que o poliéster tradicional.

O novo tecido, adaptado ao estilo atual da companhia aérea, foi testado pela primeira vez no ano passado para adequação aos ambientes de cabine e do cockpit. Em comparação com a alternativa não reciclada, é mais resistente à abrasão. Ele também fornece ainda mais elasticidade, com um alongamento nas quatro direções, melhorando o ajuste e a liberdade de movimento para maior conforto e durabilidade. Esse desenvolvimento pode fazer com que seja mais duradouro para o usuário, reduzindo a necessidade de produzir mais uniformes a longo prazo.

Além do novo tecido, o plástico também foi substituído em todas as embalagens relacionadas ao vestuário, em favor de materiais recicláveis ​​e biodegradáveis como, por exemplo, substituição de colares de plástico por papelão reciclável, clipes de camisa de plástico por clipes de camisa de metal, cartão revestido branco não reciclável por cartão de papelão reciclável, entre outros.

A empresa já tomou medidas para reduzir o plástico a bordo, uma vez que continua a reduzir o número de itens de plástico descartáveis ​​usados ​​em seus voos. A companhia aérea já substituiu muitos itens por alternativas mais sustentáveis, como a introdução de uma pequena tigela de base vegetal como suporte para saquinhos de chá, removendo mais de 27 milhões de itens individuais de plástico a bordo no Ano Financeiro de 2020 e nunca ofereceu canudos de plástico. Também oferece um desconto de 50% em bebidas quentes para clientes que levarem seu copo reutilizável no voo.

“As alterações climáticas são um problema para todos nós e, na easyJet, estamos analisando todas as partes da nossa operação para ver onde podemos reduzir as emissões de carbono e o desperdício“, disse Tina Milton, Diretora de Serviços de Cabine da easyJet.

“Estamos entusiasmados por estrear este novo uniforme de piloto e tripulação de cabine feito de garrafas de plástico recicladas e apresentá-lo aos nossos pilotos e colegas de tripulação. Sabemos que a sustentabilidade é uma questão importante para eles e também para nossos clientes.

“É uma prioridade para nós continuarmos a trabalhar na redução da nossa pegada de carbono no curto prazo, juntamente com um trabalho de longo prazo para apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo aviões de emissão zero que aspiram a reduzir radicalmente a pegada de carbono da aviação.

“Continuamos a trabalhar com os parceiros de tecnologia inovadores Wright Electric e Airbus, cada um deles definindo seus ambiciosos cronogramas para tornar realidade o serviço comercial de aeronaves com emissão zero. As pessoas podem escolher como viajarão e, se decidirem voar conosco, queremos ser uma das melhores escolhas que elas podem fazer”, finaliza ela.

Já o Diretor Administrativo da Tailored Image, Bernard Birt, disse:

“Nosso papel como fornecedor de uniformes sob medida e roupas corporativas é fornecer soluções inovadoras para nossos clientes, construídas em torno do conforto e da praticidade para seus usuários. O desafio adicional com o projeto easyJet era atender aos seus padrões excepcionalmente elevados na redução do impacto ambiental.

“Combinando a experiência de nossas equipes de design e tecnologia de vestuário, desenvolvemos uma abordagem colaborativa com uma fábrica que está liderando o desenvolvimento de tecidos sustentáveis.

“Ficamos entusiasmados desde o início por estarmos envolvidos neste projeto e muito satisfeitos que o sucesso do novo vestuário easyJet demonstre o resultado de nossa premiada abordagem focada no cliente e nossa capacidade de atender até mesmo as ordens mais exigentes.”

A companhia aérea diz que desde o seu primeiro voo, há mais de 25 anos, tem se concentrado em ser o mais eficiente possível em termos de carbono para reduzir as emissões: a transição de sua frota para aviões cada vez mais modernos e, portanto, eficientes em carbono e pilotá-los de forma a evitar ruído e uso desnecessário de energia, enquanto ainda voam cheios de passageiros.

Desde 2000, a easyJet reduziu as emissões de carbono para cada quilômetro voado por um passageiro em mais de um terço. As iniciativas incluíram a introdução de tapetes, carrinhos e assentos mais leves, taxiamento com apenas um motor ligado e remoção de manuais em papel das aeronaves.

Em 2019, a easyJet se tornou a primeira grande companhia aérea do mundo a operar voos neutros em carbono em toda a sua rede, compensando as emissões de carbono do combustível usado em todos os seus voos por meio de esquemas credenciados por dois dos mais altos padrões de verificação, Gold Standard e Verified Carbon Padrão.

A compensação de carbono é apenas uma medida provisória. Novas tecnologias ainda estão sendo desenvolvidas, então a companhia aérea continuará a apoiar tecnologias inovadoras, incluindo o desenvolvimento de aviões híbridos e elétricos / hidrogênio, trabalhando com outros em toda a indústria para reinventar e descarbonizar a aviação a longo prazo. O objetivo será para a easyJet reduzir a quantidade de compensação de carbono à medida que surgem novas tecnologias.

Informações da easyJet

Leia mais:

Sair da versão mobile