Início Empresas Aéreas Companhia aérea dará milhares de iPhone 12 e iPad 5G para os...

Companhia aérea dará milhares de iPhone 12 e iPad 5G para os funcionários

Avião Boeing 787-8 Dreamliner American Airlines
Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Agentes de aeroporto, mecânicos, equipes de manutenção e outros profissionais da linha de frente a American Airlines nos aeroportos dos Estados Unidos irão receber um iPhone 12 ou um iPad de sétima geração como ferramenta de trabalho. Os dispositivos da Apple irão substituir os equipamentos atuais, de outras marcas, considerados obsoletos pela empresa.

A informação consta em um memorando compartilhando no dia 16 pela vice-presidente de Tecnologia da Informação da companhia (CIO), Maya Leibman. De acordo com a executiva, a intenção é que todos os aplicativos eletrônicos de comunicação e armazenamento de dados usados pelos funcionários estejam consolidados nos aparelhos.

No memorando, compartilhado pelo site norte-americano View From the Wing, Leibman diz que a modernização tecnológica está dentro do processo de aumento na conectividade virtual registrada nos últimos meses em todo o mundo, por causa do distanciamento social imposto pela COVID-19.

“Na American, também usamos tecnologia para responder rapidamente às novas necessidades da pandemia, incluindo recursos sem toque em nossos quiosques e novas formas de comunicação por meio de nosso aplicativo móvel”, diz ela no documento.

A CIO lembra que, atualmente, funcionários de manutenção, por exemplo, precisam carregar tablets diferentes, a depender do modelo de aeronave e da atividade em andamento. A partir de agora, um único aparelho será suficiente. Já os agentes de aeroporto terão os aparelhos de celular substituídos por iPhones 5G, que permitirá a melhor comunicação em diferentes pontos dos terminais. No Brasil, aparelhos semelhantes chegam a custar mais de R$ 6 mil.

Pilotos e comissários de bordo também serão contemplados com dispositivos com tecnologia 5G. Os equipamentos aumentarão as possibilidades de atendimento aos passageiros e múltiplas formas de pagamentos dos vendidos durante os voos.

Experiência

De acordo com Leibman, a novidade vai ao encontro da melhor experiência para funcionários e clientes. “Dado esse compromisso, decidimos consolidar nossos dispositivos móveis na linha de frente em iPhones e iPads da Apple. Essa tecnologia de última geração não apenas melhorará a experiência de nossos clientes e membros da equipe, mas também permitirá que nossos desenvolvedores de TI criem novos aplicativos em uma única plataforma operacional, o iOS da Apple”, informa.

A distribuição dos aparelhos começou neste mês, no Aeroporto de Washington D.C, e deve estar totalmente concluída ao longo de 2022. Não há informações se funcionários de fora dos Estados Unidos também terão algum tipo de melhoria dos equipamentos eletrônicos de trabalho.

Delta

A American Airlines não foi a primeira companhia a utilizar os aparelhos Apple de última geração como parte do kit de trabalho dos funcionários. Em abril, a Delta anunciou uma parceria com a Apple e a AT&T para equipar todos os comissários de bordo da companhia com iPhone 12 conectados à rede 5G.

Segundo comunicado à imprensa divulgado pela empresa, o benefício permitirá que os comissários de bordo da Delta tenham em mãos “os melhores produtos para ajudar a tornar seu trabalho mais fácil e ajudar a preparar o caminho para interações mais significativas com o cliente. Estávamos procurando produtos excepcionais que atendessem ao padrão da Delta, a Apple e a AT&T estavam em primeiro lugar”, disse Allison Ausband, vice-presidente sênior de Serviço de Bordo da Delta. “Este relacionamento é um passo em direção ao futuro de uma experiência a bordo mais conectada e humana.”

De acordo com Ausband, os aparelhos irão permitir, por exemplo, a  experiência de realidade aumentada (AR) perfeita para capacitar os comissários de bordo com informações para ajudar em treinamento, gestão de catering, entre outros serviços.

Sair da versão mobile