Companhia aérea fará tour nuclear com um avião Embraer em Chernobyl

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Voar sobre um dos lugares mais inóspitos do planeta a bordo de um avião brasileiro será possível no próximo mês, num verdadeiro “tour aéreo nuclear”.

Fotos: Agência Internacional de Energia Atômica e Aero Icarus

A cidade de Prypiat, na Ucrânia, tornou-se inabitável após o acidente nuclear da Usina de Chernobyl, em 1986, marcando um dos grandes pontos da decadência da União Soviética. A história, que é muito bem retratada na série da HBO, é triste e conta sobre uma sequência de erros e irresponsabilidades que levaram ao maior acidente nuclear da história, que resultou na morte de, ao menos, 4 mil pessoas ao longo dos anos, segundo dados da ONU.

Apesar de toda a triste e lamentável história em torno da Usina, ela se tornou um ponto turístico, exatamente por ser uma cidade “apocalíptica”, com tudo abandonado de última hora, sendo uma viagem ao tempo da era soviética. O turismo na região tem aumentado nos últimos tempos, devido às medidas de contenção da radiação, às séries e filmes, bem como sua presença em jogos como Call of Duty, que retrataram o local.

Tours guiados (e muita das vezes não legalizados) eram feitos constantemente na usina e um “must-go” para quem visitasse a Ucrânia, já que Chernobyl está a apenas 100 km da capital Kiev, suficiente para ir num bate e volta de um dia. Com a pandemia, no entanto, tudo isso ficou impossibilitado, mas a Ukraine International Airlines teve uma ideia, e que se provou ser um sucesso.

All Ghillied Up

A empresa de bandeira do país irá usar um dos seus jatos Embraer E195 e fazer voos a 900 metros de altura de Chernobyl, permitindo uma vista única da cidade e da usina, algo que antes só pesquisadores, oficiais e pilotos soviéticos ou alguns dos liquidadores (responsáveis por fecharem o reator 4, que explodiu) puderam ter.

Mas o tour não é só uma visita a uma triste lembrança da Ucrânia, a aeronave decolará de Kiev, passará pela região da Usina, mas também irá sobrevoar o rio Dniepre e a fábrica da Antonov, no Aeroporto Gostomel, motivo de orgulho nacional e onde foi feito o maior avião do mundo, o An-225 Mriya.

Ao final do voo os visitantes serão mais que bem vindos para conhecer o cockpit do Embraer e conversar e tirar foto com os pilotos. E, para fechar com chave de ouro, um tour no Boeing 777, maior bimotor do mundo em operação e maior avião da empresa.

Trajetória esperada do voo – Google Maps / UIA

Para esse tour especial, a empresa abriu a venda para os 100 bilhetes na segunda-feira, e em questão de minutos todos se esgotaram. Com o voo, que será no dia 7 de março, lotado, a empresa decidiu abrir uma data adicional, no dia 13 de março.

Os bilhetes estão à venda por 2.660 Hryvnia ucraniano, equivalentes a R$ 516, incluindo refeição a bordo e brindes. Quem tiver interesse terá que enviar um e-mail para compra e pode obter mais informações clicando aqui.

É uma oportunidade única de conhecer o interior da Ucrânia, sua história e também ver detalhes da aviação num tour exclusivo.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias