Companhia aérea inova com vagas de meio-período para comissários de voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A empresa aérea americana Breeze Airways, fundada pelo brasileiro David Neeleman e que prevê iniciar operações ainda no primeiro semestre desse ano, tem inovado na forma como faz negócios, implantando uma série de práticas novas (algumas polêmicas), sobretudo na contratação de sua equipe.

Depois de colocar uma prática não-convencional de contratação de comissários de bordo em que exige que eles sejam matriculados numa universidade e morem durante a semana em alojamentos da empresa, agora a companhia adiciona mais um ingrediente a esse caldo, que é a possibilidade de os comissários trabalharem em meio-período.

Essas novas vagas de comissários de bordo, disponíveis no site da Breeze Airways, não exigem o mesmo que as de tempo integral e o candidato não precisa cursar a universidade.

Ao contrário disso, a empresa propõe um contrato de quatro anos, em que os comissários trabalharão oito dias por mês, no mínimo, e 12 dias, no máximo. Isso equivale a algo entre 40 e 60 horas de voo por mês. A empresa destaca que um funcionário full-time trabalha de 100 a mais horas a cada mês.

A lógica por trás da decisão da companhia não foi explicada, mas pode estar relacionada com o momento do mercado ou até mesmo com um ensaio para um novo modelo de negócios, já que não há notícias de outras empresa atuando dessa forma, sobretudo por conta da necessidade de ajustar escalas, eventos inesperados, atrasos, cancelamentos, e toda uma séria de variáveis que podem influenciar nos cumprimentos dos horários programados para os voos.

A ver como isso se comportará e se Neeleman, mais uma vez, estaria criando uma tendência.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

FIDAE ressalta as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, do Brasil, e...

0
As esquadrilhas realizarão acrobacias de alto nível na Exposição Aeroespacial com a maior história e reconhecimento da América Latina.