Companhia aérea iraniana Kish Air arrenda três jatos da Embraer

Foto de Alan Wilson via Wikimedia Commons

Em declarações ao Tasnim News, o CEO da iraniana Kish Airlines, Farzaneh Sharafbafi, disse que sua empresa planeja aumentar sua frota de aviões de passageiros com o aluguel de novas aeronaves. Ele também observou que foram finalizados os planos para alugar três aviões Embraer, os quais serão operados com tripulações estrangeiras de um país asiático não revelado. Os modelos dos aviões também não foram informados.

A Kish Air possui atualmente 11 aviões, incluindo dois A321, dois Fokker 100 e sete MD-80, com os quais faz voos domésticos e internacionais dentro do Oriente Médio. Em 2017, foi anunciado que a companhia aérea planejava encomendar 6 aeronaves ATR, mas isso ainda não aconteceu, apesar do plano ser considerado ainda válido.

Dificuldades para conseguir aeronaves

Devido às sanções americanas, as empresas iranianas têm grandes dificuldades operacionais e de conseguir aeronaves e peças, tendo que buscar no mercado paralelo formas de traspassar esses bloqueios econômicos.

O Irã recebeu um total de 16 aviões de passageiros após a entrada em vigor do acordo nuclear de 2015, incluindo três da Airbus e 13 da ATR, fabricante franco-italiana de turboélices.

No entanto, a decisão dos EUA de se retirar do acordo nuclear com Teerã, conhecido como Plano de Ação Conjunto, e restabelecer as sanções, resultou no colapso de cerca de US$ 38 bilhões em acordos de compras de aviões entre Teerã e empresas ocidentais, com a Airbus sofrendo maiores danos do que sua rival americana Boeing.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias