Companhia aérea JetSMART Peru torna-se realidade

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Após anunciar, em meados do ano passado, que abriria uma subsidiária no Peru, a companhia aérea de baixo custo JetSMART conclui agora a etapa formal de constituição da sociedade e pode avançar rumo aos próximos passos de sua etapa pré-operacional.

O número do registro, ao qual o Torre El Dorado teve acesso, é 14617434. Ao mesmo tempo do registro, a empresa submeteu sua carta de intenções à Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) para apresentar seus manuais, visando a obter a certificação de operador aeronáutico. O site colombiano estima que a concessão do COA acontecerá na próxima semana.

Doméstico

De início, os planos da empresa visam abrir voos domésticos no Peru, disponibilizando tarifas ultra baixas a todos os peruanos. A JetSMART também considera a abertura de novas rotas internacionais do país para destinos na América do Sul e no Caribe.

“Acreditamos no Peru e no seu desenvolvimento. Esperamos que a recuperação da pandemia seja mais rápida nos mercados domésticos. Vemos uma oportunidade de desenvolver nosso modelo para o benefício de todos os peruanos e peruanas”, disse Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART.

Um dos focos do JetSMART é promover o modelo de voos inter-regionais, ou seja, a companhia aérea busca potencializar rotas aéreas que não passam apenas por Lima, mas também cobrem outros aeroportos do país, descongestionando o tráfego aéreo da capital.

Voos para o Peru

No Peru, a JetSMART iniciou suas operações em dezembro de 2017 com voos internacionais saindo de Santiago do Chile a Lima. Depois continuou a expansão em abril de 2019 com voos internacionais que conectam a cidade de Arequipa a Santiago do Chile e, finalmente, em dezembro de 2019, inaugurou a rota entre Santiago do Chile e Trujillo, conseguindo transportar mais de 300 mil passageiros até o momento.

A JetSMART possui uma frota de aviões Airbus A320, todos novos. A empresa encomendou à Airbus mais de 100 aeronaves, que planeja colocar em operação até 2026 em seus planos regionais.

A companhia opera voos domésticos na Argentina e no Chile e está presente internacionalmente na Colômbia, Brasil e Peru.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias