Início Empresas Aéreas Companhia aérea low-cost que pertence à Iberia declara falência

Companhia aérea low-cost que pertence à Iberia declara falência

A subsidiária low-cost da Iberia, LEVEL Europe, que também é parte do grupo IAG, entrou com pedido de falência nesta quinta-feira (18) na Europa, devido à crise do coronavírus.

Airbus A321 da LEVEL Europe © Clément Alloing

A empresa é uma subsidiária da IAG, grupo liderado por British Airways e Iberia. Porém, a LEVEL respondia diretamente para esta última, e também tinha sua operação baseada na Espanha.

A LEVEL foi uma resposta da Iberia a empresas de baixo-custo (low-cost) em voos longos, principalmente a Norwegian Air, que estabeleceu uma base em Barcelona para voos intercontinentais. A subsidiária era mais conhecida pelos seus grandes jatos Airbus A330 e voos para as Américas, em destinos como Buenos Aires e Santiago do Chile.

No entanto, no início, a empresa começou com voos intra-europeus, registrada como LEVEL Europe com bases em Amsterdã e Viena. A empresa contava com seis aviões Airbus A320 e A321, todos com registro austríaco.

Sua operação era dividida, então, entre LEVEL Europe e LEVEL (internacional), sendo que a primeira será fechada maneira definitiva, ressaltando que esta decisão não irá afetar a LEVEL de Barcelona, que faz os voos intercontinentais com o Airbus A330.

A LEVEL Europe é a primeira “grande” subsidiária de um conglomerado europeu a pedir falência. Outra empresa de destaque que fechou as portas recentemente foi a Norwegian na Dinamarca e Suécia.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile