Companhia aérea portuguesa fará um curioso voo ‘meio-transatlântico’

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto Airbus

A companhia aérea Azores Airlines anunciou que irá lançar voos entre Ponta Delgada e as Bermudas a partir de 6 de junho de 2021. A nova rota será operada uma vez por semana e será um serviço sazonal de verão, terminando em 19 de setembro. No total, o voo cobrirá 3.600 quilômetros e levará cerca de 5 horas. 

O serviço será executado aos domingos com a seguinte programação: S4227 saindo de Ponta Delgada às 8h15 e chegando às Bermudas às 10:15; e S4228 saindo das Bermudas às 11h40 e chegando a Ponta Delgada às 19h40. O voo será operado com um Airbus A321neo para 186 passageiros, sendo 16 assentos na classe executiva e 170 na econômica. 

Embora o voo seja entre duas ilhas atlânticas, ele é quase tão longo quanto a rota Ponta Delgada-Boston, que a Azores Airlines já possui e que qualifica como sendo um voo transatlântico. O usuário @raphaelcockx levantou no Twitter uma questão interessante. Seria esse um voo transatlântico também, mesmo sem chegar ao “outro lado” do Oceano?

A verdade é que trata-se de uma curiosidade interessante, uma vez que as empresas aéreas europeias e americanas denominam “transatlânticos”, geralmente, os voos que cruzam o Oceano, tendo como origem e destino lugares no continente. Mas esse voo da Azores poderia ser um voo “através do Atlântico também”, já que percorre a maior parte da massa de água que separa os continentes.

Ou seria um voo “meio-transatlântico”, como alguns usuários brincaram na rede social?

A discussão pode levar horas e consumir algumas cervejas, mas há uma razão para a rota ocorrer. Nas Bermudas concentra-se uma população portuguesa relativamente grande, o que significa que deve haver alguma procura de passageiros que desejam visitar amigos e familiares. 

Uma outra razão é que a única ligação direta, atualmente, entre as Bermudas e a Europa acontece com um voo da British Airways. Com isso, a Azores Airlines vai dar mais opções aos passageiros, especialmente com o programa de stopover gratuito que a empresa oferece, onde os passageiros podem adicionar alguns dias nos Açores, antes de seguir caminho ao seu destino final, sem que isso onere a passagem.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias