Companhia aérea SKY pode ser adquirida pela concorrente JetSmart

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A concorrência pode diminuir no mercado aéreo chileno com uma possível parceria entre duas das maiores empresas aéreas que operam no país.

Avião Airbus A320neo SKY Airline

Segundo o periódico La Tercera, a Indigo Partners, principal acionista da JetSmart estaria disputando com um fundo privado um investimento na low-cost chilena SKY, que poderia mudar a estrutura de controle societário da empresa.

A SKY é uma empresa fundada em 2001 e que mudou para o modelo de baixo-custo em 2016, quando também adotou uma nova marca, dando início a uma fase próspera. Durante a pandemia, a empresa abriu uma filial no Peru e já iniciou voos a partir de Lima. Hoje, a empresa opera com uma frota de 19 jatos Airbus A320, e é a terceira em tamanho no Chile, precedida por Latam e JetSmart.

A JetSmart, por sua vez, é uma empresa chilena mais nova, fundada pelo grupo Indigo Partners, que também controla as empresas aéreas Frontier, Volariz e WizzAir, todas no modelo low-cost. No final de 2019, a empresa abriu uma filial na Argentina após a compra da Norwegian Argentina e mantém planos de expansão na região.

Como se vê, ambas vêm conquistando espaço na América do Sul como concorrentes. Mas isso pode ser mudado a partir de uma disputa aberta entre a Indigo e o empresário chileno Nicolás Ibáñez, dono de metade da Aviasur, empresa aeronáutica que administra aviões, faz manutenção, aluga jatos e também serve como FBO. Em jogo, está uma fatia que poderia chegar a até 60% e, portanto, o controle da SKY.

O martelo ainda não foi batido e as cartas estão na mesa. Se o negócio for fechado pela JetSmart, veremos o fortalecimento e crescimento de um poderoso player na região.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias