Companhia aérea troca o salto alto das comissárias de voo por tênis superconfortáveis

A companhia aérea ucraniana de baixo custo SkyUp Airlines não exige mais que as funcionárias usem saltos altos e, em vez disso, permitem que elas optem por tênis confortáveis. Elas também podem optar por um novo tipo de uniforme muito mais funcional do que camisa e saia justa: um terninho elegante e prático.

De acordo com a BBC, a companhia aérea fez mudanças drásticas em seu código de vestimenta depois que uma pesquisa com sua tripulação revelou que as funcionárias estavam cansadas de usar “saltos altos, blusas justas e saias”. Em viagens ultralongas, por exemplo, as comissárias reclamaram que, após o pouso, dificilmente conseguiam andar.

O trabalho do comissário inclui a limpeza, demonstração dos procedimentos de segurança nas aeronaves, atendimento aos passageiros e outras tarefas, que são mais bem executadas com tênis e calças.

Cada vez mais empresa têm optado por um código de vestimenta (dress code) menos exigente, dando liberdade para que as pessoas escolham entre opções flexíveis que, ao mesmo tempo, se adaptam ao estilo de cada um e assegurem o cartão de visita da empresa aérea.

O mundo e a aviação mudaram. Voar está democratizado e a geração é outra, com muito menos viajantes preocupados com a forma como um comissário ou comissária estão vestidos. O importante mesmo é que estejam preparados para uma situação de emergência, sua principal função a bordo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Boeing 777-200ER PIA Pakistan International Airlines

Dando prejuízo há 11 anos, aérea paquistanesa PIA pode passar para...

0
No contexto da decidida privatização da Pakistan International Airlines (PIA), grandes líderes globais como Arábia Saudita, Emirados Árabes