Companhia canadense Porter faz ‘leaseback’ de até 19 aviões brasileiros Embraer E195 E2

Divulgação: Embraer

A companhia aérea canadense Porter anunciou, por meio de nota, que está finalizando contratos de venda e leaseback de até 19 aeronaves brasileiras Embraer E195-E2. A operação está sendo realizada junto a três empresas de leasing, a Azorra Aviation Holdings e Falko Regional Aircraft, ambas que irão realizar a compra e o leaseback de cinco aeronaves cada uma, e a Elevate Capital Partners, com quatro aeronaves.

A companhia também terá a possibilidade de realizar o leasing para mais cinco aeronaves Embraer E195-E2 com a Azorra, totalizando as 19 anunciadas.

“A finalização dos acordos de leasing com três parceiros de alta qualidade, como a Azorra, Falko e Elevate demonstra confiança no plano da Porter de expandir sua rede em toda a América do Norte usando a aeronave E2”, disse Jeffrey Brown, vice-presidente executivo e CFO de Porter.

Os 19 Embraer E195-E2 serão entregues para a companhia canadense entre os anos de 2022 e 2023 como parte de um pedido confirmado de 30 aeronaves do mesmo modelo. A companhia anunciou que pretende utilizar essas aeronaves para as rotas “populares” com destino a Ottawa, Montreal, Halifax e Toronto, e que “a introdução de rotas específicas será determinada antes da entrega das aeronaves”.

O processo de leaseback é quando o ex-proprietário de um bem, (no caso a Porter, ex-proprietária dessas aeronaves) o vende para outra empresa (no caso, as de leasing), e aluga de volta o mesmo bem (aeronave). Isso geralmente ocorre em casos das empresas que precisam de capital e possuem ativos fixos de alto valor, mas não podem abrir mão desses ativos para operar.

O leaseback também é uma boa alternativa para as empresas que precisam de obtenção de capital de giro e, também, para o levantamento de recursos para projetos voltados ao crescimento e expansão da empresa.

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias