Companhia venezuelana fará voo especial para Campinas com raro Airbus A300

Depois do Antonov 124, que andou fazendo dois voos fretados para Campinas nos últimos dias, na próxima semana será a vez de outra visita rara no Brasil, com um voo cargueiro especial da venezuelana Transcarga, operado com um Airbus A300.

Transcarga Venezuela Avião Airbus A300B4 Campinas
Imagem – Transcarga

Os voos da empresa acontecerão no final de fevereiro, conforme dados a seguir, obtidos junto à ANAC. Infelizmente, não temos detalhes da carga nesse momento.

Em 28 de fevereiro, o voo TIW1530 decola de Caracas às 6h00 da manhã para pousar em Campinas às 11h00 na hora local. Por sua vez, o voo de retorno, numerado TIW1531 tem saída prevista para às 13h00 de Viracopos. A operação se dará com um dos dois Airbus A300B4-200 de sua frota.

É também uma chance de ver um A300 voando ao Brasil, modelo do qual há pouquíssimos exemplares pelo mundo. No passado, Vasp, Varig e Cruzeiro também operaram aeronaves A300.

Banida dos EUA

Em maio de 2019, o Departamento de Transportes dos EUA proibiu todos os voos comerciais de passageiros e de carga entre a Venezuela e os Estados Unidos, citando riscos de segurança. No mês seguinte, a Transcarga, que tinha uma forte operação para a Flórida, solicitou formalmente uma isenção ao bloqueio dos voos.

No entanto, o DOT informou em um despacho datado de 2 de agosto do ano passado que rejeitou o pedido da Transcarga, declarando que a solução de rastreamento de carga proposto pela companhia aérea era insuficiente, dado que o escopo geral das preocupações do governo dos EUA é de segurança nacional e não algo isolado ao transporte de carga.

Note que, apesar de ter sido banida junto com todas as demais empresas de seu país, a Transcarga não sofreu sanção. Isso significa que empresas e indivíduos norte-americanos ainda podem fazer negócios com a empresa.

Com isso, as operações da empresa acabaram restritas ao mercado interno e à Bogotá na Colômbia, além de alguns fretamentos. Não é a primeira vez que ela aparece em Campinas, no entanto, trata-se de uma visita rara.

Errata: havíamos mencionado que a Transbrasil havia operado o A300, na realidade, o correto é a Cruzeiro. Corrigimos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias