Companhias aéreas do Brasil não concordam com aumento salarial a tripulantes

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Domínio público / CC0 1.0 (https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/)

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa pilotos e comissários de voo no Brasil, tem atualizado os trabalhadores nos últimos dias sobre impasse gerado com o Sindicato Nacional das Empresa Aéreas (SNEA), que representa as empresas aéreas, nas negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular.

Diante da indefinição, os tripulantes associados ao SNA deliberaram, em assembleia realizada nesta terça-feira (9), em São Paulo, por reforçar a necessidade do cumprimento estrito das diretrizes de padronização e do fiel cumprimento da regulamentação, além dos protocolos de segurança das operações aéreas.

Também foi deliberada a autorização para que o SNA tome as providências judiciais e extrajudiciais para combater quaisquer possíveis irregularidades encontradas nas operações das companhias aéreas.

Após diversos esforços de negociação, o SNEA respondeu afirmando que as empresas não podem concordar com reivindicações que resultem no aumento de custos num momento em que a pandemia ainda impacta fortemente o setor aéreo no Brasil e no mundo.

A íntegra da resposta do SNEA pode ser acessada nesse link.

Além disso, o sindicato preparou um guia de orientação aos comandantes a respeito do registro do início de jornada fora da base contratual, com o correto preenchimento do Diário de Bordo, em que reforça a prática com base nas normas e leis que regem a categoria. O guia está disponível em: https://tinyurl.com/inicio-jornada-fora-da-base.

Informações do SNA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias