Início Empresas Aéreas

Compra da Air Europa pelo IAG será ainda mais escrutinada e pode até não dar em nada

O regulador britânico está avaliando se a oferta de compra da Air Europa pelo IAG (grupo dono de empresas como Iberia, British Airways, entre outras) prejudicaria a concorrência no Reino Unido. Em 2019, o IAG anunciou que faria uma oferta de um bilhão de euros pela Air Europa, mas o plano foi abruptamente alterado na pandemia.

Atualmente, considerando a ajuda dada pelo governo espanhol à Air Europa e o impacto forte do coronavírus, a oferta da IAG caiu pela metade, para 500 milhões de euros. Além disso, visando a possibilitar o negócio, o IAG ofereceu concessões para lidar com as preocupações antitruste da UE, como a sua saída de algumas rotas e diminuição de outras.

Conforme a matéria recente da Reuters, a Comissão Europeia abriu uma investigação aprofundada em junho, expressando preocupação com o fato de a transação proposta ter reduzido a concorrência nas rotas domésticas espanholas e nas rotas internacionais de e para a Espanha.

O prazo para a conclusão da análise é 19 de janeiro e tudo pode acontecer. Na semana passada, cogitou-se que o encerramento do processo, sem a conclusão da compra pelo IAG, seria uma possibilidade que está sobre a mesa. De fato, a pandemia realmente interferiu fortemente nos planos das empresas e tudo ainda é incerto nessa história.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile