Conclusão do 2º Antonov 225 deve custar US$ 1 bi e Ucrânia considera levá-la adiante

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Antonov An-225 Mriya
Antonov AN-225 – Imagem: Dmitry A. Mottl / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A Ukroboronprom, associação de empresas de vários produtos em vários setores da indústria de defesa da Ucrânia, disse que considera a possibilidade de levar adiante a construção do segundo exemplar na história do maior avião comercial do mundo, o cargueiro Antonov An-225 Mriya (a palavra Mriya significa “sonho”).

O comentário foi feito por Yuriy Gusev, Diretor Geral da Ukroboronprom, em entrevista ao canal de TV Dom durante uma visita da repórter à fábrica de aviões ucraniana, conforme você pode conferir no vídeo a seguir.

Segundo Yuriy, basta que investidores internacionais estejam interessados em levar adiante o projeto. “A concretização do segundo Mriya ou a concretização de projetos individuais é sempre uma questão de clientes. Aqueles no mercado externo que se interessam pelos nossos produtos, como parceiros internacionais, estão prontos para concretizar projetos conosco”, afirmou o Diretor.

Segundo ele, estão em curso negociações ativas com vários países para o desenvolvimento da aviação ucraniana. “No início de fevereiro, planejamos visitar uma das maiores exposições em Bangalore, Índia, com propostas da Antonov GK Ukroboronprom sobre cooperação em aviação, aviônica e projetos conjuntos”, disse Yuriy.

Por sua vez, o Diretor Geral interino da Empresa Estatal “Antonov”, que faz parte da Ukroboronprom, Sergei Bychkov, não tem dúvidas de que o segundo “Sonho” será ainda realidade. “Há um avião, só não há motores e aviônicos”, disse ele.

O segundo AN-225, nunca concluído

O único An-225 existente foi construído para o programa espacial soviético. No entanto, para o uso comercial regular, é necessário que não uma, mas duas aeronaves operem de forma estável no sistema, ficando a segunda como alternativa em caso de falha da primeira.

O primeiro An-225 foi concluído em 1988. A construção do segundo Mriya está parada desde um pouco depois, em 1994, tendo ainda sido temporariamente retomada em 2009. Para ser terminada, vai custar, de acordo com as estimativas mais modestas, cerca de um bilhão de dólares, disse o chefe da Agência Espacial Estatal da Ucrânia, Volodymyr Usov.

Conforme relatado pelo Ukrinform em outubro passado, o vice-primeiro-ministro do Ministério de Indústrias Estratégicas, Oleg Urusky, disse que a Turquia está considerando a possibilidade de financiar a conclusão do segundo maior avião cargueiro do mundo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias