Início Aeroportos Assim está a conectividade aérea de Salvador neste mês de janeiro de...

Assim está a conectividade aérea de Salvador neste mês de janeiro de 2021

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Salvador Bahia Airport

Temos visto desde o final do ano passado ótimas notícias de que o segmento doméstico da aviação brasileira tem se recuperado em um ritmo muito melhor do que a maior parte dos países do planeta.

As companhias aéreas nacionais estão retomando a maior parte dos destinos que atendiam antes da crise, o que é um ótimo sinal apesar de a quantidade total de voos para estes destinos ainda estar um pouco longe da normalidade.

Mas, afinal, quanto da conectividade aérea que tinham antes da pandemia os aeroportos já recuperaram atualmente?

Para permitir uma melhor visualização dessa atual situação da aviação brasileira, decidimos fazer um levantamento de todos os destinos que se conectam com voos regulares de passageiros partindo de determinado aeroporto, ou seja, quantas opções de rotas um morador da cidade do aeroporto de partida tem a sua disposição.

Inicialmente, escolhemos o Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, o Internacional de Salvador, para esta avaliação. Embora tenhamos em nossos planos fazer o mesmo para outros aeroportos em breve, por enquanto tomaremos como referência o SSA para a plotagem de todas as rotas em mapas.

O levantamento de destinos foi feito com base nos voos aprovados para todo o mês de janeiro de 2021, segundo dados disponibilizados no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) até a data da publicação desta matéria. Alterações podem ocorrer ao longo do mês, porém, sem grandes variações em relação à situação atual.

A seguir, você confere a conectividade geral do Aeroporto de Salvador e, na sequência, a divisão destas rotas entre cada uma das empresas aéreas que as operam.

Conectividade Geral em Salvador

Ao longo do mês de janeiro, Salvador emitirá voos para um total de 32 destinos, sendo 4 internacionais para Chile, Argentina, Portugal e Espanha, e 28 nacionais.

Nestas 32 rotas, serão 2583 partidas entre 1º e 31 de janeiro, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 2896, ou seja, uma recuperação de 89,2% do movimento pré-pandemia.

Apesar do bom nível de voos, algumas companhias aéreas ainda não retornaram a Salvador, como a chilena Sky Airlines, a panamenha Copa Airlines e a cabo-verdense TACV Cabo Verde Airlines.

Imagem: Great Circle Mapper

Conectividade por empresas aéreas em Salvador

Dividindo-se os destinos conforme as companhias aéreas que operam os voos, notamos uma dominância da Gol Linhas Aéreas com 20 destinos, porém não muito distante da segunda colocada, a Azul Linhas Aéreas com 16 destinos.

Malha da Gol a partir de Salvador – Imagem: Great Circle Mapper

Malha da Azul a partir de Salvador – Imagem: Great Circle Mapper

Apesar da proximidade, entretanto, a Gol oferece uma malha mais difundida pelo país, especialmente com mais rotas para o nordeste, enquanto a Azul concentra suas partidas para a porção centro-sul do país. Em número de decolagens, a primeira também tem boa dominância: são 1132 voos da Gol e 719 da Azul, ou quase 60% a mais.

Em janeiro de 2020, a disputa era mais equilibrada, com 992 partidas da Gol e 919 da Azul. Ou seja, a Gol cresceu 14% enquanto a Azul diminui 21,7% neste mês em relação a janeiro passado.

Bem mais distante das duas acima descritas, estão a Voepass e a Latam Brasil.

A primeira oferece partidas para 7 destinos, com destaque para Petrolina (PNZ), Barreiras (BRA) e Ribeirão Preto (RAO), não atendidos pelas duas maiores operadoras da Salvador. Já a Latam decola para apenas quatro destinos.

Malha da Voepass a partir de Salvador – Imagem: Great Circle Mapper

Mapa da Latam Brasil a partir de Salvador – Imagem: Great Circle Mapper

Em termos de número de voos, a Voepass contava com 113 partidas em janeiro do ano passado e agora tem 301, um importante aumento de 166%. A Latam, que tinha 747 decolagens no ano passado, agora planeja apenas 393 neste janeiro de 2021, queda de 48%.

Veja a seguir como ficou a variação das quatro companhias nacionais entre janeiro de 2020 e de 2021.

Conectividade aérea internacional em Salvador

Por fim, os destinos internacionais partindo de Salvador serão operados neste mês de janeiro pelas seguintes empresas aéreas:

– Buenos Aires: Aerolíneas Argentinas
– Santiago: JetSMART Airlines
– Lisboa: TAP Air Portugal
– Madri: Air Europa

Imagem: N509FZ / CC BY-SA, via Wikimedia Commons

Imagem: Alan Wilson / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Malha internacional a partir de Salvador – Imagem: Great Circle Mapper

No ano anterior, a capital da Bahia contava também com partidas para

– Panamá City, no Panamá, com a Copa;
– Espargos, em Cabo Verde, com a TACV;
– Santiago, no Chile, com a Sky; e
– Miami, nos EUA, e Buenos Aires, na Argentina, com a Latam.

Em termos de voos totais, eram 138 partidas ao longo de janeiro de 2020, que agora estão em 36 neste primeiro mês de 2021, representando ainda uma forte redução de 74%.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile