LABACE 2018: confira destaques da maior feira executiva da América Latina

A 15ª edição da LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition) foi realizada de 14 a 16 de agosto de 2018 no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e atraiu cerca de 10 mil participantes ao longo dos três dias. Estiveram presentes mais de 100 empresas e 47 aeronaves em exposição estática, de todas as grandes fabricantes do setor, como Textron Aviation, Dassault Falcon, Embraer Executive Jets, Gulfstream, Helibrás, HondaJet, Pilatus e Bombardier.

Labace 2018




Labace 2018

O Brasil é dono da segunda maior frota do mundo da aviação geral (tudo que não envolve os voos comerciais). São 15.406 aeronaves (dados de maio de 2018), divididas em jatos (756), turboélices (1.278), helicópteros (2.083) e aeronaves convencionais (11.204). Um crescimento de 0,3% em relação a 2016 na frota total, de 3,7% só nos turboélices, e 1,7% na frota de jatos. Aeronaves convencionais registraram queda e o número de helicópteros se manteve praticamente estável. Em 2010, eram 12.310 aeronaves e nos anos seguintes a taxa de crescimento da frota de aviação geral chegou a 7% ao ano, antes da crise na economia brasileira.

Um dos destaques da LABACE 2018 foi o número de empresas que, de olho no potencial do mercado brasileiro, decidiram participar pela primeira vez da feira. Foram 20 empresas, quase 20% do total de expositores. Outras 51 empresas ainda não estão expondo, mas estiveram como convidadas-especiais para analisar a eventual participação em 2019 e 2020.

Outra novidade foram o Simpósio Internacional de Transporte Aeromédico, o debate em torno da pirataria na aviação com a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, e a reunião com a SAC – Secretaria de Aviação Civil, que tratou do que o Brasil quer para a aviação geral nos próximos 20 anos. Todas as palestras foram gratuitas aos participantes da feira.




Muitas negociações para a compra de aeronaves foram iniciadas e diversas foram concretizadas ainda durante o evento organizado pela ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral. Só a Helibras, por exemplo, confirmou a venda de 4 aeronaves durante a feira.

Com a entrada da MCI Brasil, empresa especializada em congressos e feiras, a LABACE 2018 ganhou novo formato. A feira ficou mais compacta, com percurso circular, facilitando a locomoção de visitantes entre os estandes.

Confira a seguir alguns dos destaques da feira deste ano.

Embraer

A fabricante brasileira expôs pela primeira vez com interiores completos as versões atualizadas de seus jatos executivos de sucesso, o Phenom 100EV, o Phenom 300E e o Legacy 650E. As aeronaves contam com as mais recentes inovações de tecnologia e design, e estiveram em exposição estática ao lado dos projetos mais novos, o Legacy 450 e o Legacy 500, que compõem uma nova geração de jatos executivos da indústria, com modernos controles de voo eletrônicos, alta conectividade e amplo espaço interno sem precedentes para aeronaves médias.

Avião Executivo Embraer Legacy 500 Labace 2018

Embraer Legacy 500

Avião Jato Executivo Embraer Phenom 100EV Labace 2018

Embraer Phenom 100EV

Avião Jato Executivo Embraer Phenom 300E Labace 2018

Embraer Phenom 300E




Avião Jato Executivo Embraer Legacy 650E Labace 2018

Embraer Legacy 650E

Textron Aviation Inc.

A Textron ofereceu aeronaves executivas Cessna e Beechcraft, desde aeronaves turboélices e a pistão até jatos avançadíssimos, como um dos seus maiores destaques, o novíssimo jato executivo de médio porte Cessna Citation Longitude, apresentado pela primeira vez na Labace 2018.

Um amplo portfólio foi exposto, com aeronaves Cessna Citation Latitude, Cessna Citation CJ3+, Cessna Citation M2, Beechcraft King Air 350i, Cessna Grand Caravan EX, Beechcraft Baron G58 e o Beechcraft King Air C90GTx, sendo um dos maiores expositores da feira.

Bell Helicopter

Também parte do grupo Textron, a Bell exibiu pela primeira vez na LABACE o helicóptero Bell 505 Jet Ranger X. Com mais de 100 unidades do Bell 505 entregues até hoje, o desempenho multi-missão da aeronave continua atraindo a atenção do turismo e dos serviços públicos.




Cirrus Aircraft

A fabricante norte americana trouxe novidades à LABACE 2018. Além do já conhecido e tradicional Cirrus SR22 Potenza, esteve exposta a novidade da edição deste ano da feira, a aeronave Cirrus SF-50 Vision Jet que conta com mais de 50 unidades vendidas em todo o mundo.

Flapper

A Flapper, primeira empresa de compartilhamento de assentos na aviação executiva no Brasil, fez sua estreia na LABACE. Esteve nos três dias de realização da feira apresentando ao público mais informações sobre os seus serviços de mobilidade aérea, tanto em compartilhamento, quanto em fretamento de aeronaves (jatos e helicópteros), todos feitos por meio de seu aplicativo.

Gulfstream

Conhecida por seu alto padrão de luxo, a Gulfstream expôs jatos de diferentes segmentos, como o G280 e o famoso “G Six” (G600/G650).




Ao longo de 15 anos, a Labace recebeu nada menos que 145 mil visitantes, 1.830 expositores e 650 aeronaves.

 

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.