Confira posicionamento da Infraero sobre a operação da Polícia Federal

Aeroporto Congonhas Terminal

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgou nota sobre a operação da Polícia Federal que cumpriu, na manha desta quarta-feira (21), 19 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná e Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Federal, as investigações constataram que, entre 2016 e 2018, empregados da estatal e empresários dos ramos de turismo e de alimentação participaram de um esquema ilícito que envolvia a escolha de empresas que ocupariam as áreas de lounge e os quiosques de alimentações dos Aeroportos de Congonhas, em São Paulo (SP), e Santos Dumont (RJ), no Rio de Janeiro. Alguns funcionários são suspeitos de subavaliar os locais e desqualificar empresas que não participavam do esquema fraudulento.

A empresa esclarece que cumpre as regras de compliance do Ministério da Infraestrutura (MInfra) que gerou o relatório que deu início às investigações.

Confira abaixo, na íntegra, a nota divulgada pela Assessoria de Imprensa da Infraero:

NOTA DE ESCLARECIMENTO: OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

Em relação à operação Índia, realizada pela Polícia Federal, nesta quarta-feira, 21/10, a Infraero esclarece que foi a própria Empresa que iniciou as investigações preliminares decorrentes de denúncias.

Deste trabalho da Infraero resultaram três ações distintas: processos disciplinares internos, processos de apuração de responsabilidade das empresas envolvidas e inquérito instaurado pela Polícia Federal.

Seguindo as regras de Compliance do Ministério da Infraestrutura (MInfra), a Infraero encaminhou o relatório conclusivo das investigações internas à Subsecretaria de Conformidade e Integridade do MInfra, no âmbito do Programa Radar Anticorrupção, que, por sua vez, o enviou à Polícia Federal.

É importante destacar que a Empresa foi pioneira na aplicação da Lei Anticorrupção, que tem sido empregada nos seus processos de licitação e contratos.

Dessa forma, a Infraero reafirma seu compromisso com as medidas de compliance e integridade, por meio de seu Programa de Integridade, apoiado em três pilares básicos: prevenção, detecção e resposta.

Assessoria de Imprensa – Infraero

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Muitos dos funcionários do novo vídeo de segurança da American foram...

0
No dia 1 de dezembro, a American Airlines lançou um novo vídeo de segurança a bordo dos aviões, que são aqueles apresentados no momento