Confirmado: Boeing conversa com a RR para a construção de um novo modelo de avião

Boeing (Divulgação)

A fabricante de motores Rolls-Royce (RR) está conversando ativamente com a Boeing sobre o desenvolvimento de um novo avião. Apesar de parece algo trivial, a informação, trazida pela Bloomberg, alimenta os rumores sobre o desenvolvimento de uma nova aeronave do zero e não a adaptação de um projeto já existente.

Essa conversa, de fato, não é nova. A Boeing pensa há anos sobre projetos para substituir o 767, ainda fabricado a pedido de empresas cargueiras, e o 757, fora de linha há cerca de dez anos. Enquanto isso, sua maior concorrente, a Airbus, tem se saído muito bem com seus A321neo, LR e o futuro XLR (de ultra longo alcance), dando forma ao que deve ser o mercado das viagens internacionais de longa distância usando aeronaves de um corredor (narrow body).

Nesse contexto, a Boeing buscaria um jato que esteja numa categoria entre o 737 MAX e o 787, justamente o nicho em que a Airbus está “nadando de braçada” com o A321. Dados da carteira da fabricante europeia mostram que mais da metade das encomendas recentes para jatos da família A320, são para o A321.

A confirmação do projeto da Boeing veio de uma declaração do CEO da Rolls-Royce durante a reunião anual com investidores da companhia nessa semana, quando Warren East, ao ser indagado sobre conversas com a Boeing para o desenvolvimento de uma nova aeronave, respondeu: “Está bem documentado que a Boeing está explorando a oportunidade de uma nova aeronave. Como os outros fabricantes de motores, tenho certeza, estamos em diálogo com a Boeing sobre isso”.

Por algum tempo, a Boeing chegou a usar o acrônimo NMA (New Midsize Airplane) para seu novo avião, mas esse termo parece ter sido abandonado de uns tempos para cá. O nome do novo projeto, portanto, é desconhecido.

A Boeing não quis comentar a fala do executivo da Rolls-Royce. Até o momento, a fabricante americana não se pronunciou sobre planos concretos para uma nova aeronave

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Próximo voo de brasileiros deportados dos EUA está agendado para o...

0
Um novo voo trazendo brasileiros retidos na fronteira dos Estados Unidos foi programado para o final dessa semana, tendo como destino