Confirmado: produção do turboélice Dornier 328 será retomada em 2023

Modelo do Do 328 exposto para o evento desta quarta-feira (21)

Conforme publicamos na última segunda-feira (19), a produção turboélice Dornier 328 será mesmo retomada em Leipzig, até o ano de 2023. A confirmação foi dada oficialmente na quarta-feira, durante uma conferência na cidade alemã. O novo fabricante se chamará DRA GmbH e o avião foi rebatizado de “Dornier 328 Neu”.

A DRA é uma subsidiária da Sierra Nevada Corporation, empresa aeroespacial americana que detém o certificado do tipo para o Dornier 328 através de outra subsidiária, a 328 Support Services. Ao todo, 110 dessas aeronaves foram construídas entre 1991 e meados de 2005.

Tendo em vista a demanda por aeronaves turboélices com cerca de trinta assentos, a Sierra Nevada anunciou que vai investir US$ 80 milhões de euros na nova linha de produção. O projeto deve começar oficialmente no primeiro trimestre de 2020. A nova fábrica de aeronaves criará 250 novos empregos. O estado alemão da Saxônia está apoiando o projeto com uma redução de US$ 6,5 milhões de euros em impostos. 

Cabine maior

O Dornier 328 Neu é uma versão atualizada do Dornier 328 já existente. A nova aeronave terá uma cabine maior, aumentando a capacidade para 39 passageiros. Os novos motores devem tornar o equipamento mais eficiente, enquanto os propulsores adaptados reduzirão o ruído. O D328NEU tem um alcance de voo de 2.000 quilômetros, com velocidade de cruzeiro de 600 quilômetros por hora.

A intenção é que os primeiros modelos possam ser entregues em 2024. Além de ser usada como aeronave de passageiros, a aeronave também é adequada para transporte de carga ou ações de resgate e patrulha.

Não há planos para reconstruir o Dornier 328 JET também.

Informações do luchtvaartnieuws.nl/

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias