Confusão na volta aos voos na Europa: A320 voa mais de 2.000 km sem pousar no destino

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Airbus A320 acabou por percorrer mais de 2.000 quilômetros sem conseguir pousar em seu destino no último final de semana, por conta de um desencontro de informações em meio ao retorno dos voos na Europa.

Avião Airbus A320 Eurowings

O A320 da Eurowings teve que dar meia volta e retornar para seu aeroporto de partida, na Alemanha, por conta do aeroporto de destino na Itália ainda estar fechado devido às medidas de combate ao novo coronavírus.

A aeronave, matrícula alemã D-AEWJ, um A320-214, realizava o voo EW9844, que liga o Aeroporto Internacional de Düsseldorf, na Alemanha, ao Aeroporto Costa Smeralda, cidade italiana de Ólbia, na ilha de Sardenha no Mar Mediterrâneo.

O A320 decolou da cidade alemã na manhã do sábado, dia 23, com destino à ilha italiana distante 1.170 km. A aeronave já se encontrava no espaço aéreo da ilha mediterrânea quando foi informada que o aeroporto de Ólbia não estava aberto para voos comerciais.

Segundo a CNN, o A320 ainda manteve um padrão de espera para o pouso, mas não recebeu autorização para tal. Foi proposto ao A320 alternar para Cagliari, a cerca de 320 quilômetros de distância, mas a tripulação da aeronave optou por reduzir suas perdas e voltar para Düsseldorf.

FlightRadar24 Voo A320 Eurowings Ólbia
Registro do voo EW9844. Fonte: FlightRadar24

A bordo havia somente dois passageiros!!! Entre ida e volta à cidade alemã, o tempo de voou somou 4 horas e 10 minutos.

Explicações

Um porta-voz da Eurowings disse à CNN que, no contexto da crise do novo coronavírus, a situação em vários aeroportos da Europa é muito dinâmica.

“A grande quantidade de informações fornecidas sobre horário de funcionamento ou fechamento de aeroportos é frequentemente alterada em pouco tempo”, disse o porta-voz, acrescentando também que há “mudanças diárias nos regulamentos de entrada nos vários países”.

A confusão parece estar centrada no Ministério de Infraestrutura e Transporte da Itália, que reabriu o aeroporto no domingo, 17 de maio, mas essa decisão foi anulada no mesmo dia em nível regional, destaca a CNN.

O aeroporto Ólbia-Costa Smeralda permanecerá fechado até pelo menos 2 de junho.

O porta-voz da Eurowings atribui a culpa a “um mal-entendido na consolidação das informações relevantes do voo”.

Os dois passageiros tiveram o voo remarcado. Dados no FlightRadar24 apontam que o voo EW9844 no dia 03 de junho está programado. Será que desta vez os dois passageiros conseguem chegar na cidade na ilha italiana?

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Rodnei Diniz
Engenheiro aeronáutico e mecânico, atuante em gestão de manutenção aeronáutica, aviação geral, executiva e comercial. Atento aos detalhes, gosta de ler e escrever sobre a história da aviação.

Veja outras histórias

Alça voo o primeiro avião comercial movido a hidrogênio do mundo

0
A ZeroAvia, empresa focada em inovação na descarbonização da aviação comercial, concluiu na quinta-feira (24) o primeiro voo mundial movido