Congestionamento de jatinhos entope aeroporto na final do futebol americano

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto: Tampa Aviation (Twitter)

Todo grande evento mundial atrai uma multidão de pessoas e tudo se torna superlativo. No último final de semana, foi a vez da Liga Americana de Futebol (NFL) mostrar sua força com o Super Bowl, o jogo final do campeonato, que contribuiu para causar um congestionamento diferente: de jatos privados.

Ao longo da semana do jogo, centenas de aviões particulares pousaram no Aeroporto Internacional de Tampa, com o maior fluxo de aeronaves justamente no final de semana da partida. Em uma série de publicações em suas redes sociais, o aeroporto de Tampa colocava uma energia no assunto.

“Seremos o aeroporto mais movimentado dos Estados Unidos, senão do mundo durante esse período”, dizia uma publicação. “É o culminar de mais de um ano de planejamento. No auge deste fim de semana, serão mais de 200 jatos corporativos estacionados nos pátios do aeroporto”. 

Para criar espaço extra, os administradores tiveram que fechar uma das pistas de pousos e decolagens, além de várias pistas de taxiamento. Cada chegada e partida foi cronometrada com precisão de acordo com o programa de slots da FAA, mas as autoridades dizem que os voos comerciais não foram afetados. 

“Trouxemos uma torre de controle de tráfego aéreo temporária que está ajudando na gestão das aeronaves em solo”, disse a administração. “Haverá mais de 250.000 galões de combustível que serão vendidos apenas para este evento. Então, é muito dinheiro que está entrando nesta comunidade e nas empresas que estão aqui no aeroporto que apoiam esse tipo de atividade”.

No domingo à noite, depois que o jogo acabou e o time da casa, o Tampa Bay Bucaneers, havia se sagrado campeão, começou o congestionamento novamente, mas no sentido inverso, com dezenas de aeronaves decolando quase que ao mesmo tempo, como mostra essa animação do FlightRadar24, abaixo (espere carregar).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias