Conheça a Nova Era das comunicações aeronáuticas no Brasil

Nesta sexta-feira, dia 06 de agosto, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) transmitiu, em seu canal no Youtube, o Webinar do Projeto LANDELL – a Nova Era das Comunicações Aeronáuticas no Espaço Aéreo Continental Brasileiro, conforme você acompanhou no vídeo acima.

Composto de dois blocos de apresentações, o evento ainda teve rodadas de perguntas e respostas feitas pelos expectadores através do chat do Webinar.

“Estamos muito próximos de assistir a uma grande mudança nas telecomunicações aeronáuticas e à introdução de um novo paradigma: a comunicação entre controladores de tráfego aéreo e pilotos por meio de data link (CPDLC) sobre o espaço aéreo continental brasileiro. Será a concretização de um longo trabalho, conduzido por especialistas altamente capacitados e comprometidos com esse que será um novo momento para a aviação”, destacou o Tenente-Coronel CTA Clóvis Fernandes Junior, Coordenador dos Subgrupos de Doutrina de Emprego e de Capacitação CPDLC.

Foram abordados temas como os aspectos operacionais e técnicos da CPDLC Continental, as funcionalidades da versão 2.6 do SAGITARIO, os aspectos de Segurança Operacional e as alterações normativas provocadas pelo Projeto LANDELL.

Maior eficiência e rapidez na troca de mensagens, redução de óbices associados à barreira linguística ou erros de interpretação e aumento da capacidade do espaço aéreo são os principais benefícios esperados com a introdução da CPDLC no espaço aéreo continental.

“Grandes mudanças exigem uma ampla divulgação para que todos os envolvidos possam conhecer de forma inequívoca o papel esperado de cada um, bem como as exigências para se poder usufruir dos benefícios ofertados por esse novo conceito de comunicação”, ressaltou o Tenente-Coronel.

Sobre os objetivos da realização deste Webinar, Fernandes Junior destaca a oportunidade dos especialistas do Projeto apresentarem o resultado de seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer a possibilidade dos usuários dirimirem suas dúvidas acerca dessa operação e, assim, ter um entendimento mais amplo sobre como essa tecnologia será aplicada.

Imagem: DECEA

Informações do DECEA

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em evento, ANAC fala sobre segurança aérea como prioridade na...

0
Segundo presidente da ANAC, a cultura de segurança como prioridade no setor aéreo brasileiro vem se consolidando ao longo de décadas.