Conheça o avião Boeing 737 da campanha presidencial de Joe Biden

Estar por todo país fazendo comícios não é uma tarefa fácil para qualquer candidato à Casa Branca. Um avião disponível a todo tempo é sempre necessário e o democrata Biden escolheu um clássico Boeing 737 para a tarefa.

O jato em questão é um Boeing 737-500 de matrícula N732KA, pertencente à empresa de fretamentos KaiserAir Inc, de Oakland, na Califórnia, uma cidade do lado de São Francisco. É o mesmo avião da foto acima, de autoria de JetTip e publicada no Facebook (a imagem foi disponibilizada pelo autor para incorporação).

Biden nunca foi muito de aviões e sim de trens, tanto é que ganhou um apelido de Amtrak Joe. A Amtrak é a ferrovia estatal que transporta passageiros pelos EUA há muitas décadas. Isso aconteceu porque, em 1972, ele perdeu sua esposa após um acidente de carro, e desde então só vai para Washington nos trens da Amtrak.

Segundo o próprio Joe Biden foram mais de 8 mil viagens de trem e, inclusive, boa parte da sua campanha está sendo feita num desses trens. Mas o tamanho continental dos EUA não permite que tudo seja feito por trilhos. Por isso, o Partido Democrata fretou um 737-500, que acaba de receber a logo oficial da campanha de Biden e Kamala Harris, sua vice-presidente.

Configuração VIP

O jato está configurado para 60 assentos na disposição 2-2, com apenas 4 assentos por fileira, bem confortável para um 737 e que até lembra a configuração de um jato do mesmo modelo operado pela brasileira Sideral Linhas Aéreas, muito utilizado por clubes de futebol.

O Boeing 737-500 de Biden foi fabricado em 1991 para a sueca Linjeflyg, subsidiária da SAS. Com o fechamento da empresa dois anos depois, foi para a britânica BMI – British Midland, tendo passado pela Luxair, de Luxemburgo, pela checa Czech Airlines e pelas russas Aeroflot-Nord e Nordavia.

Já em 2012, voou para Bournemouth, no Reino Unido, onde ficou estocado por dois anos até achar um novo dono, a European Aviation Group, que fez o leasing da aeronave para a Kaiser.

O concorrente de Biden, Donald J. Trump, continua a utilizar o Boeing 747-200 da Força Aérea Americana, por ser o presidente atual, mas na última campanha utilizou seu próprio Boeing 757-200.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias