Início Indústria Aeronáutica Conheça, com exclusividade, a nova aeronave regional Tecnam P2012

Conheça, com exclusividade, a nova aeronave regional Tecnam P2012

Na última terça-feira, dia 11 de maio, estivemos com exclusividade no Aeroporto de Jundiaí, cidade do interior do estado de São Paulo, para acompanhar a chegada da aeronave Tecnam P2012 Traveller.

O bimotor fabricado na Itália estava estocada em um hangar da Tecnam na Flórida, Estados Unidos, e começou sua jornada rumo à América do Sul na última quinta-feira, dia 6 de maio, para ser entregue a um cliente. Essa é a primeira visita do modelo no Brasil, onde a fabricante é representada pela Bogsan Consultoria e Assessoria Aeronáutica.

Realizando escalas técnicas para reabastecimento e descanso dos três tripulantes, o P2012 passou pela República Dominicana, Ilhas Virgens Britânicas, Granada e Guiana, até adentrar em espaço aéreo brasileiro, por Boa Vista, em Roraima. De Boa Vista, a aeronave ainda realizou paradas no Pará e Goiás, de onde seguiu até pousar às 15h36 no Aeroporto Estadual de Jundiaí.

No táxi, o Tecnam P2012 Traveller foi recepcionado pelos bombeiros do aeroporto, onde o tradicional batismo com jato d’água foi realizado em frente aos presentes, dando as boas-vindas. Entre os presentes, clientes da aviação regional e chefes da aviação executiva aguardavam ansiosamente para ver de perto a nova aeronave, que foi desenvolvida sob medida para uma empresa regional americana.

Já estacionada no hangar da Bravo Aviation, os convidados puderam conferir de perto a novíssima aeronave e sua tecnologia a bordo. O Traveller tem capacidade para 11 pessoas, sendo 9 passageiros e 2 tripulantes, e é movido por um par de motores Lycoming TEO540 C1A a pistão, cada um capaz de fornecer até 375hp (280kW), o que dá ao tipo uma velocidade máxima de cruzeiro de 351km/h.

O alcance desse modelo específico chega a ser de 1.760 km, podendo operar com um teto máximo de 19.500 pés (cerca de 5.900 metros). A envergadura da asa mede em torno de 14 metros e ele tem um comprimento de 11,8 metros.

Além do espaço para até 9 passageiros, concorrendo diretamente com o Cessna C208 Caravan (em número de ocupantes), o modelo também conta com um amplo bagageiro na parte traseira e pode transportar até 1.414 quilos de carga útil.

Além da versão Traveller, o P2012 também possuí configurações para transporte VIP, carga, paraquedismo e evacuação médica, podendo ser operado com um ou dois tripulantes.

Segundo a Bogsan Consultoria e Assessoria Aeronáutica, representante da Tecnam no Brasil, a escala em solo brasileiro, sobretudo em Jundiaí-SP, teve suma importância para a fabricante italiana, já que o cenário pandêmico prejudicou pequenas cidades por suspensões de voo. Nesses tempos, surgem oportunidades para aeronaves do porte do P2012, dando destaque ao modal aéreo com base na grande extensão territorial do Brasil.

Motor Lycoming TEO540 C1A

O P2012 surge com uma alternativa segura, robusta e econômica para o mercado de aviação geral. Nessa viagem ele, literalmente, atravessa o país de norte a sul, entrando por Boa Vista e saindo por Porto Alegre. Essa breve passagem por Jundiaí foi uma grande oportunidade para alguns potenciais clientes poderem experimentar a qualidade do avião“, acrescenta a representante.

A aeronave, registrada nos Estados Unidos sob a matrícula N212PL, decolou ontem, dia 12 de maio, de Jundiaí e realizou uma escala técnica em Florianópolis, até chegar ao seu destino final, em Punta del Este, no Uruguai, onde a Infinitum Aero tem um hangar, sendo ali preparada para entrega a um cliente uruguaio.

A fabricante espera produzir até 40 aeronaves por ano e prevê uma demanda por 11.500 aeronaves da mesma classe do P2012 entre 2018 e 2028.

Confira mais alguns registros feitos no Aeroporto de Jundiaí:

Carga que estava a bordo da aeronave
Compartimento onde estavam guardados alguns utensílios para verificação de combustível e óleo.
Painel totalmente tecnológico e interativo
Assentos ainda com capas de proteção.