Início Empresas Aéreas Conheça mais sobre a Aerosul e seus novos voos em Londrina, Curitiba...

Conheça mais sobre a Aerosul e seus novos voos em Londrina, Curitiba e Florianópolis

Esta matéria contém referências a produtos de um ou mais de nossos anunciantes.

O sul do Brasil ganhou novas operações aéreas desde o último dia 16 de junho de 2021, com a estreia dos voos da Aerosul. A companhia aérea já possuía reconhecida experiência no segmento de voos executivos sob demanda, e agora tem levado essa expertise para o mercado de voos regulares, como uma das mais novas empresas aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para este segmento no país.

A companhia estreou seus serviços regulares com passagens aéreas para os aeroportos das cidades de Londrina (PR), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). A frequência desta operação é de 5 voos de ida e volta por semana, de segunda a sexta-feira, entre todos os três destinos.

O voo de número 2612 parte de Londrina às 07h05 e pousa em Curitiba às 08h35. Na sequência, a decolagem da capital paranaense ocorre às 09h05 no voo de número 1608, com chegada em Florianópolis às 10h15.

No sentido inverso, a operação sai da capital Floripa às 14h25 no voo de número 1609 e pousa às 15h35 em Curitiba. Depois, o voo de número 2613 decola às 16h15 e chega a Londrina às 17h45.

A Aerosul chega a este mercado dos voos regulares de passageiros com o propósito de promover conexões ao unir pessoas, estimular negócios e provocar emoções:

Além destes três destinos estreados, a Aerosul já planeja, para as próximas semanas, aumentar suas operações ligando Londrina também às cidades de Pato Branco (PR) e Foz do Iguaçu (PR), além de uma continuidade de Foz até Assunção (Paraguai).

Operações na região sudeste do Brasil também estão na mira da empresa em um segundo momento, embora ainda sem destinos revelados.

Experiência a bordo da Aerosul

Devido recomendação das autoridades brasileiras diante do contexto pandêmico, o serviço de bordo está suspenso nos voos da Aerosul.

Porém, a companhia tem por objetivo oferecer uma boa experiência ao cliente, incluindo, quando o serviço de bordo retornar, o oferecimento de água, refrigerante e snacks, tudo já incluso no preço da passagem aérea.

Apesar da limitação atual da pandemia, entretanto, Jamisson Barreto, Diretor Operacional da Aerosul, comenta que tem sido ótima a resposta dos viajantes à experiência a bordo neste começo de voos regulares: “Iniciamos nossas operações em 16 de junho, alinhando agilidade, experiência, conforto e excelência no atendimento. Podemos afirmar que nossas expectativas estavam certas, estamos tendo um bom aproveitamento em todos os voos e recebendo ótimos feedbacks dos nossos passageiros”, detalha o Diretor.

“O mercado business tem sido nosso maior público, sendo um segmento que precisa de mais rapidez, nossos serviços se tornam o ideal para esta demanda. Também estamos sendo bastante procurados por empresários e gestores de outras regiões e municípios, para expandirmos nossas operações e incluirmos mais rotas”, complementa Barreto.

Os aviões da Aerosul

Todos os serviços de voos regulares da Aerosul são cumpridos com aeronaves turboélice Cessna C208B Grand Caravan. A companhia possui três unidades deste modelo em sua frota, registrados sob as matrículas PP-AGP, PR-BAX e PS-SIM. Esta última, por exemplo, é novíssima, tendo sido entregue direto da fábrica para a empresa aérea há poucos meses.

Um dos Cessnas C208B Grand Caravan da Aerosul

Aviões da Aerosul no pátio

O Cessna Caravan é um nome consagrado na indústria aeronáutica. Seu projeto começou em 20 de novembro de 1981 e a primeira versão foi certificada em outubro de 1984, portanto, já são quase 37 anos de experiência e evolução do modelo, o que explica o avião ser um dos turboélices mais confiáveis e utilizados do mundo.

Segundo dados de novembro de 2017, até aquele momento o Caravan já havia sido certificado em 100 países e mais de 2.600 unidades da família já haviam sido entregues pelo mundo todo, que registraram mais de 20 milhões de horas de voo.

O modelo se tornou tão versátil e confiável que é usado para uma ampla gama de atividades, como treinamento de voo, aeronave de polícia, ambulância aérea, linhas aéreas de passageiros e carga, transporte executivo/VIP e missões humanitárias.

Ele foi ou é usado, por exemplo, por Forças Aéreas ou Governos de diversos países no mundo todo, como Brasil, Argentina, Chile, Panamá, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Indonésia, entre diversos outros.

O Cessna Caravan em operação na Força Aérea Brasileira

Em termos de operações civis, seu conforto e segurança também o levam a fazer parte de muitas frotas de companhias aéreas, como a Azul Conecta da Azul Linhas Aéreas, a ASTA Linhas Aéreas e a Abaeté Linhas Aéreas no Brasil, além, é claro, de seu sucesso como avião privado e/ou executivo. Segundo dados da ANAC, quase 200 exemplares da família Cessna C208 estão ou já foram registrados em nosso país.

A versão mais recente, Grand Caravan EX, como o PS-SIM da Aerosul, é a maior aeronave turboélice monomotor utilitária atualmente em produção no mundo. O modelo Grand Caravan, segundo a fabricante Cessna, pode ser configurado para até 14 passageiros, porém, os três exemplares da Aerosul estão configurados com apenas 9 assentos, disponibilizando mais espaço e conforto aos passageiros que viajam com a empresa.

Interior dos aviões da Aerosul, com espaço e conforto ao passageiro

As grandes janelas são um agradável diferencial do Cessna Grand Caravan

O cockpit do modelo também é espaçoso aos tripulantes e equipado com a tecnologia mais recente, permitindo aos pilotos gerenciar a cabine de comando de forma fácil e com uma interface gráfica aprimorada, com telas de alta resolução e funcionalidades adicionais para maior consciência situacional, o que dá mais segurança ao voo.

Segundo a Flying Magazine, conceituada revista especializada em aviação desde 1927, o Grand Caravan é um turboélice com um cockpit de tamanho semelhante ao de um jato leve e que se destaca em voos regionais, ao mesmo tempo em que oferece aos passageiros na parte de trás um ótimo nível de conforto.

Pilotos da Aerosul no moderno cockpit do Cessna Grand Caravan

“Com o Caravan, você obtém a força de um motor PT6, a economia de um avião monomotor, a robustez de um Super Cub e a simplicidade de um Cessna 185, tudo em uma máquina utilitária gigantesca que pode conter uma combinação prodigiosa de carga e passageiros”, comenta a renomada revista.

Uma característica singular ao se viajar no Cessna Grand Caravan é o prazer de estar em um avião que voa em uma altitude menor dos que outros modelos comerciais e que possui sua asa na parte superior da fuselagem, o que permite uma linda visão panorâmica das cidades e paisagens durante todo o percurso.

Visão a bordo do Cessna C208B Grand Caravan

Além dos três exemplares presentes desde a estreia dos voos regulares na frota da Aerosul, novas aeronaves Grand Caravan reforçarão a frota já neste segundo semestre de 2021.

Categorias de serviço

Em seu sistema de reservas, a Aerosul disponibiliza a venda das passagens aéreas em três categorias de serviços:

– Promo: franquia de bagagem de 1 peça de 20 kg com dimensões máximas de 80 x 50 x 28 cm; multa de no-show de 100% sobre o valor da tarifa; reembolso não permitido; e taxa de alteração de voo de 50% sobre o valor da tarifa, além da diferença tarifária se houver. Clique aqui para pesquisar a passagem.

– Personal: franquia de bagagem de 1 peça de 20 kg com dimensões máximas de 80 x 50 x 28 cm; multa de no-show 100% sobre o valor da tarifa; reembolso permitido até 5 dias antes do voo com multa de 30%, depois desse período multa de 70%; alteração de voo até 5 dias antes do voo com multa de 30%, além da diferença tarifária; e alteração de voo a partir de 5 dias antes do voo com multa de 70%, além da diferença tarifária. Clique aqui para pesquisar a passagem.

– Premium: franquia de bagagem de 3 peças de 20 kg com dimensões máximas de 80 x 50 x 28 cm; isenta de multa de no-show; reembolso com multa de 50% sobre o valor da tarifa depois da data do voo e 10% antes da data do voo; alteração de voo isenta de multas, podendo aplicar diferença tarifária se houver. Clique aqui para pesquisar a passagem.

Quem é a Aerosul

A Aerosul, com sede no Aeroporto Municipal Alberto Bertelli, em Arapongas, Paraná, foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil em 26/11/2019 para a realização de voos sob demanda, o chamado Táxi Aéreo.

Depois, tendo acumulado experiência e reconhecimento por seus serviços, em outubro de 2020 iniciou processo junto à ANAC para operações regulares e, devido à qualidade de sua equipe e procedimentos, rapidamente teve sua aprovação emitida em fevereiro de 2021 para a exploração de serviços regulares domésticos e internacionais.

Instalações da sede da Aerosul em Arapongas – Imagem: Aerosul

Uma das áreas administrativas da empresa – Imagem: Aerosul

A empresa conta com outros quatro aviões, sendo eles um jato Hawker 400, um turboélice Beechcraft King Air B200, um Beechcraft Bonanza V35B e um Piper PA-31 Navajo. Porém, eles não estão inclusos nos planos de operações de táxi aéreo e/ou regulares da Aerosul, podendo ser futuramente integrados aos voos conforme a decisão da companhia e a aprovação da ANAC.

Hangar da Aerosul em Arapongas – Imagem: Aerosul

Neste momento inicial das operações, a Aerosul já tem sua equipe montada, portanto, não deverá fazer contratações de mais colaboradores no curto prazo. Mas, após a consolidação dos serviços e um consequente início de expansões de malha e de frota, a companhia buscará ampliar sua equipe.

Para conhecer mais sobre a Aerosul ou pesquisar passagens aéreas nos voos já disponibilizados pela companhia aérea, clique aqui ou acesse www.aerosul.com.br.

Sair da versão mobile