Conheça o brasileiro que criou a esquadrilha de jatos que faz sucesso nos EUA

Jato S211 SIAI Marchatetti e o brasileiro Mauricio Frizzarin

Recentemente, apresentamos aqui no AEROIN uma empresa brasileira que criou a primeira equipe de aeroesporte do Brasil. Aproveitando a Sun’n Fun Aeroespace Expo em abril, na Flórida, a Qyon – empresa de Americana (SP) com foco em tecnologia de softwares com aplicações de inteligência artificial, robot, Machine Learning e Big Data para gestão empresarial – lançava a Qyon Aero Sports.

Mas, acalme-se caso você tenha questionado o fato da equipe brasileira ter sido lançada nos Estados Unidos. Eles já estão se programando para trazer ao Brasil no próximo ano suas apresentações, conforme você verá em um dos vídeos abaixo nesta matéria.

A ocasião do lançamento foi escolhida porque a Sun’n Fun é a maior convenção anual da Flórida e o segundo maior show aéreo do mundo, reunindo mais de 225 mil entusiastas da aviação, entre eles milhares de brasileiros, para exibições de tecnologia de ponta, fóruns, workshops, feiras de carreiras e exibições aéreas dos melhores artistas de airshow do mercado.

Liderada pelo CEO da Qyon, Mauricio Frizzarin, idealizador do projeto e piloto que você conhecerá nos dois vídeos desta matéria, a equipe inclui também, entre outros, o piloto e chefe de competições Scott Farnsworth, campeão no Reno National Air Races Sport em 2015 e campeão mundial no Air Race Champion em 2016.

Mauricio comenta no vídeo que vários shows aéreos dos Estados Unidos já estão convidando-os para apresentações antes mesmo de eles iniciarem performances acrobáticas em formação, e também que a intenção do grupo é fazer uma turnê de apresentações pelos estados do Brasil em 2022.

Para as performances, a equipe tem dois caças militares S211 SIAI Marchatetti, um Aero L-39 Albatros, um avião acrobático modelo XtremeAir Sbach 342 (XA42) e outro do modelo Extra NG, além de um jato executivo.

Portanto, tanto em termos da experiência adquirida nos Estados Unidos quanto pelas aeronaves utilizadas, sem dúvida a Qyon trará ao Brasil novidades diferenciadas para somá-las às equipes e aos pilotos individuais que já fazem acrobacias nos shows aéreos do país.

Vale lembrar que a piloto Juliana, que há poucos meses se tornou, como também vimos aqui no AEROIN, a primeira brasileira a vencer uma competição internacional de acrobacia nos Estados Unidos, é integrante da Qyon, voando o Extra.

A seguir, veja os dois vídeos, sendo:

– o primeiro deles de uma mensagem de Mauricio e Scott e algumas cenas dos jatos da Qyon em voo, para dar um gostinho do que deveremos ver em breve no Brasil;

– o segundo, de uma live transmitida hoje, 30 de julho, pelo canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, na qual os pilotos dos jatos, incluindo o próprio Mauricio, falaram diretamente de Oshkosh, o maior show aéreo do mundo, sobre a Qyon e outros aspectos das apresentações aéreas:

As competições e shows aéreos que a equipe Qyon Aero Sports participará serão comunicados nas plataformas digitais, por meio de presença nas principais redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok) pelo usuário @qyonaeroesports, que também estabelecerá diálogo com o público tratando sobre tecnologia, esporte e interação entre homem e máquina, compartilhando conteúdos sobre aeronaves, eventos e shows.

“O objetivo é envolver o público brasileiro que já acompanha o esporte e, principalmente, apresentar o show para quem ainda não tem acesso, de forma inovadora e digital com a realidade virtual (VR), por exemplo, com uma equipe brasileira”, detalha o CEO.

Com informações da Qyon Aero Sports

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

American Eagle

Passageiro pode pegar 20 anos de prisão por agarrar comissária durante...

0
O passageiro que agarrou o tripulante por diversas vezes, além de disparar diversos comentários sexuais, pode passar 20 anos na prisão.