Fireliner: conheça o primeiro Boeing 737 de combate a incêndios

Quando se fala em combate a incêndio feito por aeronaves, é clara a diversidade das frotas das empresas especializadas neste assunto, e a peculiar atração que se torna a operação. Afinal, em qual local do mundo um avião agrícola é seguido de um Jumbo e depois de um jato regional em passagem baixa?




Apesar dessa variedade toda de aeronaves como o Air Tractor, Boeing 747 e o Bombardier Dash 8, o jato comercial mais popular de toda história nunca se tornou um “bombeiro”. Até agora. Decolou ontem, 15 de junho, o primeiro Boeing 737 convertido para uso no combate a incêndios.

O trabalho de conversão foi feito pela empresa canadense Coulson Aviation, que adquiriu seis Boeings 737-300 da Southwest Airlines. Segundo a empresa, foram um total de 120 mil horas para chegar no design final para a conversão do 737. Veja abaixo o vídeo de testes para operação em baixa velocidade e baixa altura antes da conversão:





As seis aeronaves, apesar de serem da antepenúltima geração do 737 (a geração Classic), estão em ótimas condições e com uma boa vida útil à frente: a Southwest só aposentou o 737-300 por uma ordem da FAA, que não permite que os pilotos voem três gerações de 737 diferentes com a mesma habilitação de tipo, no caso a Classic, a Next Generation e a recém-chegada MAX.

O 737 convertido é capaz de levar até 15 mil litros de água e soltar 8.300 litros por segundo, nenhuma outra aeronave consegue fazer isso”, declarou Wayne Coulson, CEO da empresa familiar de combate a incêndio.

Os 737 foram batizados de Fireliner e chamam a atenção pela pintura no padrão “House Colors” nas cores de demonstração da Boeing, com um número na cauda indicando a aeronave, assim como é feito no 737 MAX e no 787 Dreamliner pintados na cores da própria fabricante americana.

Agora a aeronave T-137 (que ilustra essa matéria) irá para a Califórnia para a certificação pela FAA. Espera-se que a aeronave esteja fazendo testes operacionais já no início da temporada de queimadas na Califórnia, que começa no fim deste mês de junho e vai até outubro. O 737 Fireliner entrará para a lista dos 10 maiores aviões de combate a incêndio no mundo ocupando a 3ª posição.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias