Conheça o Tenente-Brigadeiro do Ar indicado para o Comando da Aeronáutica

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Júnior
Imagem: Carlos de Almeida Baptista Júnior, via Twitter

Após a decisão do Presidente Jair Bolsonaro de exonerar o atual Comandante da aviação militar brasileira juntamente aos demais líderes das forças armadas do Brasil, um novo nome foi definido para ser o novo Comandante da Aeronáutica.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior foi indicado, nesta quarta-feira (31), para assumir o Cargo. O Oficial-General substituirá o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que está no cargo desde 2019.

Perfil

Natural do Rio de Janeiro (RJ), o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ingressou na Força Aérea Brasileira em 3 de março de 1975 e foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em 31 de março 2018.

Durante a carreira de 46 anos dedicados à vida militar, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da FAB, entre elas, foi:

– o primeiro Comandante do 2º/6º Grupo de Aviação – Esquadrão Guardião;
– Comandante da Base Aérea de Fortaleza;
– Adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos;
– Subchefe de Apoio do Comando-Geral de Apoio;
– Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate e Chefe do Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas;
– Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro;
– Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico;
– Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica;
– Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa; e
– Atualmente, é o Comandante do Comando-Geral de Apoio.

O Oficial-General é oriundo das aviações de caça e reconhecimento. Possui 4 mil horas de voo, sendo 2.200 horas em aeronaves de caça. Já voou nas seguintes aeronaves: T-23, T-25, AT-26, C-95, T-27, U-7,U-42, F-103, F-5, EMB 135/145/C-99, E/R-99 e C-98B.

A data de assunção do Cargo ainda não está definida e será informada oportunamente.

Informações pela Força Aérea Brasileira

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mais um Airbus A380 passa a exibir pintura especial em seus...

0
O decalque vibrante cobrindo parte da fuselagem do A380 inclui silhuetas de atletas jogando críquete contra um fundo roxo.