Consulta pública propõe rever regras de certificação de projeto de produto aeronáutico

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibilizou as Consultas Públicas nos 15/21 e 17/21 sobre propostas de emendas aos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBACs) nos 01, 25, 27, 29 e 33, que tratam da certificação de projetos de produtos aeronáuticos, bem como suas definições. As alterações visam manter a harmonização com os regulamentos internacionais.

Os RBACs foram editados tendo como base normativos da Federal Aviation Administration (FAA), a autoridade de aviação civil dos Estados Unidos quanto aos processos de certificação de aeronavegabilidade. A atualização dos normativos os torna mais eficientes para os regulados que necessitam da emissão dos certificados de tipo, uma vez que será feita sob mesmos requisitos no Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo.

Além disso, o RBAC poderá incluir um apêndice específico para trazer diferenças com relação à norma de referência. O objetivo desse novo apêndice é o de permitir a introdução de entendimentos internacionais consolidados, reduzindo a necessidade de emissão de isenções, condições especiais e níveis equivalentes de segurança, aumentando a eficiência administrativa do processo de certificação. Este novo apêndice já pode ser observado na proposta de RBAC 25. Gradativamente, a ANAC pretende introduzir apêndices similares nos demais regulamentos de certificação de produtos.

As Consultas Públicas nos 15/21 e 17/21 são abertas a toda a sociedade e ficarão disponíveis para envio de contribuições até os dias 11 e 19 de novembro de 2021, respectivamente. Os documentos, bem como o formulário de contribuição, podem ser acessados na Página de Consultas Públicas no portal da ANAC.

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Sinta-se no lugar do piloto da Azul em um voo de...

0
A todos que gostam de acompanhar bonitos vídeos no cockpit de aviões comerciais, trazemos hoje mais uma sugestão de uma interessante gravação.