Início Empresas Aéreas

Ao contrabandear moto no voo de entrega do A330neo, CEO da empresa aérea é demitido

Uma companhia aérea decidiu demitir seu diretor executivo depois de descobrir que uma motocicleta Harley-Davidson e duas bicicletas de ponta foram contrabandeadas para o país em um novo Airbus A330-900 que estava sendo entregue à companhia no mês passado.

Moto Motorcycle Harley Davidson
Motocicleta Harley Davidson [CC0]

O CEO da empresa aérea Garuda Indonesia, I Gusti Ngurah Askhara Danadiputra, também conhecido como Ari Askhara, será demitido depois que o comitê de auditoria da empresa constatou que o diretor havia encomendado uma clássica Harley Shovelhead, disse o ministro das Empresas Estatais, Erick Thohir, a repórteres em Jacarta na quinta-feira.

“Isso não vai parar por aí”, disse Thohir. “Continuaremos a encontrar outras pessoas que possam estar relacionadas a este caso.”

Thohir disse que, em 2018, o CEO da Garuda deu instruções para ser encontrada a motocicleta Harley clássica e a compra foi feita em abril de 2019. A moto foi paga através de uma transferência por meio de uma conta pessoal do gerente financeiro da Garuda em Amsterdã.

A330neo da Garuda Indonesia na decolagem de Toulouse – Imagem: Airbus

Segundo informações da Bloomberg, o manifesto do voo de entrega de Toulouse, na França, para Jacarta mostrou que a aeronave tinha 22 pessoas a bordo e não carregava carga, disse o ministro das Finanças Sri Mulyani Indrawati, contrariando uma declaração que a Garuda fez esta semana de que as mercadorias foram declaradas na alfândega.

O contrabando dos bens representa uma sonegação de impostos que pode chegar ao valor de 1,5 bilhão de rupias (US$ 115.000), disse Indrawati.

A Bloomberg informa que os representantes de Askhara e da Garuda não responderam imediatamente às ligações em busca de comentários, e a Airbus se recusou a comentar.

Veja nas matérias a seguir outros casos de grandes contrabandos descobertos a bordo de voos ao redor do mundo:

Sair da versão mobile