Controlador dá bronca em piloto de jornalismo voando perto de Guarulhos, ouça

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião pousando em Guarulhos no momento em que o controlador advertia o helicóptero, veja a seguir

O piloto de um helicóptero que voa a serviço de uma emissora de televisão tomou uma importante bronca do controlador de tráfego aéreo da torre do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), depois de precisar ser advertido por três vezes sobre sua posição de voo. Veja a seguir o vídeo e, logo abaixo dele, acompanhe mais detalhes e a transcrição das comunicações.

No vídeo acima, gravado no dia 11 de março pelo canal SBGR no YouTube, que transmite ao vivo o movimento e a frequência de rádio do aeroporto, é possível ouvir, logo nos primeiros segundos, o controlador alertando o “papa papa triplo quilo” (referindo-se à matrícula PP-KKK do helicóptero) de que “o senhor está muito próximo do alinhamento de decolagem, afaste-se para o sul”.

O piloto responde confirmando que entendeu a orientação de afastamento, e então o controlador prossegue orientando as demais aeronaves pousando e decolando no GRU Airport.

Depois de cerca de 45 segundos da orientação inicial, o controlador volta a chamar o “triplo quilo”, perguntando se o mesmo estava sobre a Dutra (referindo-se à Rodovia Presidente Dutra, que passa próximo ao aeroporto de Guarulhos.

Diante da resposta afirmativa do piloto, o controlador o adverte: “Por favor, afaste-se para o sul. Eu já pedi para o senhor se afastar para o sul. Afaste-se pelo menos uma milha para o sul da Dutra”, ao que o piloto responde: “Ciente, afastando uma milha o quilo”.

Por fim, depois de mais algumas mensagens com outras aeronaves, incluindo também uma bronca ao piloto de um voo da GOL sobre ter demorado demais para cruzar a pista do aeroporto durante o taxiamento, o controlador volta a chamar: “Papa papa triplo quilo, é a torre”, seguido de alguém não identificado na frequência dizendo “Tá surdo”, em uma crítica ao piloto do helicóptero.

Então, o controlador prossegue: “Eu já pedi para o senhor se afastar para o sul”, e recebe como resposta a informação de que estava sendo feita uma filmagem para a televisão e que não seria possível fazer a gravação se ele se afastasse.

Diante da resposta, o controlador repreende: “Primeiramente, segurança das operações aéreas. Jornalismo não tem nenhuma prioridade em relação à operação aeroportuária…à operação de navegação aérea”.

Após o piloto responder positivamente e informar que irá afastar o helicóptero, o controlador prossegue: “Se o senhor não consegue fazer a reportagem, isso não é prioridade. Eu já disse três vezes para o senhor se afastar para o sul. Afaste-se para o sul agora.”

O piloto responde “Ciente, triplo quilo”, e daí em diante as comunicações ocorrem conforme o padrão.

Publicado por Ingo Spotter em Terça-feira, 21 de julho de 2020

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias