Início Empresas Aéreas

Copa vai instalar novo kit que reduz o risco dos Boeings 737 pegarem fogo

Avião Boeing 737-800 Copa Airlines

A Honeywell foi selecionada pela Copa Airlines para fornecer seu Kit de Módulo de Separação de Ar (ASM) para a frota de aeronaves Boeing 737 da companhia aérea. Esta nova oferta de tecnologia é um substituto imediato para os ASMs existentes da Copa Airlines, que são instalados em aeronaves de grande porte para ajudar a reduzir o risco de incêndios em tanques de combustível.

A Copa é a primeira companhia aérea a operar a versão do sistema de segurança da Honeywell, que, segundo a fabricante, tem a maior vida útil e garantia do setor.

Quando uma aeronave usa todo o seu combustível e seus tanques de combustível estão vazios, é fundamental diminuir o risco de incêndio, reduzindo a quantidade de oxigênio que preenche esse espaço aberto. O ASM separa o oxigênio do nitrogênio do ar circundante, o que permite que o Sistema de Geração de Nitrogênio bombeie nitrogênio para os tanques de combustível que estão sendo esvaziados.

Equipamento ASM a ser instalado nos Boeings 737 – Imagem: Honeywell

O ASM da Honeywell pode ser instalado cerca de seis a oito horas mais rápido do que o produto atual do fabricante do equipamento original. Este tempo de instalação reduzido contribui para reduzir os custos de manutenção.

Além disso, a Honeywell descreve que aumentou a durabilidade de seu ASM em relação a outras opções atualmente instaladas em aeronaves 737, e que ele foi projetado para se integrar com o Sistema de Geração de Nitrogênio da Honeywell, que foi instalado em todos os 737 construídos após 2008.

“A Copa Airlines é uma das principais companhias aéreas internacionais que prestam serviços em toda a América Latina. É fundamental manter as operações e evitar atrasos inesperados na manutenção, ao mesmo tempo em que mantemos nosso foco corporativo no controle de custos, disse Rafael Samudio, Vice-presidente de Operações Técnicas da Copa Airlines.

“O Módulo de separação de ar da Honeywell foi uma escolha lógica para melhorar os dois esforços, e estamos entusiasmados por estar entre as primeiras companhias aéreas na região das Américas a utilizar o Módulo de separação de ar da Honeywell, que será um integrador chave de muitos sistemas a bordo de nossa frota 737”, completa Rafael.

“Por mais de uma década, a Honeywell tem sido um integrador líder de Sistemas de Geração de Nitrogênio em aeronaves de transporte aéreo com o Módulo de Separação de Ar sendo uma parte fundamental desse sistema”, disse Tom Hart, vice-presidente e gerente geral de Sistemas Ar e Térmicos da Honeywell Aerospace.

A Honeywell garante que, com sua maior durabilidade, a vida útil do novo ASM será de sete anos sem substituição.

Informações da Honeywell