Coronavírus faz até empresa aérea do Afeganistão voar para o Brasil

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma companhia aérea do Afeganistão fará seu primeiro voo para o Brasil, em mais um serviço especial devido ao Coronavírus. Essa é a primeira vez que uma empresa daquele país faz um voo comercial para cá, pelo que se tem notícia.

A340 Afeganistão
Airbus A340 da Kam Air © Divulgação

O quadrijato Airbus A340 da companhia aérea afegã Kam Air fará um inesperado voo especial da China para o Brasil, trazendo equipamentos médicos. Além dessa ser a primeira vez que uma empresa aérea do Afeganistão visita o Brasil, o fará com um jato icônico do modelo Airbus A340-300.

O avião sai de Shenzhen, na China, fazendo uma escala em Mombasa, no Quênia, antes de seguir para Cabo Frio, no litoral fluminense. Pois é, não poderia haver uma rota mais exótica para a rara aeronave.

A previsão de chegada da aeronave na cidade do Rio de Janeiro está programada para as 20:00 do dia 28 de maio, quinta-feira, com saída às 17:00 do dia seguinte rumo a Nairóbi, de onde deve seguir de volta ao Afeganistão.

Será uma rara visita do A340 a Cabo Frio que, desde que iniciou a pandemia, recebeu por duas vezes o moderno Boeing 787 Dreamliner da Aeromexico. Assim como o avião mexicano, o quadrijato da Kam Air também é de passageiros mas está sendo utilizado para trazer carga, devido à falta de aviões cargueiros disponíveis no mercado.

A Kam Air é a mais jovem companhia aérea do Afeganistão e acabou de completar 15 anos. A empresa voa apenas para cidades asiáticas e conta atualmente com 15 aviões na sua frota. Os modelos operados são os turboélices ATR 42, os jatos Boeing 737-300/500 e McDonnell Douglas MD-82/83/87, além de quatro A340-300.

A empresa, assim como todas do Afeganistão, é proibida de voar na Europa devido ao histórico ruim de segurança de aviação no país, que ainda é assolado pela guerra.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos

Comentários estão fechados.