Correio australiano começa a operar o primeiro Airbus A321 cargueiro da história

Foto: Airbus

A empresa especialista em ativos de aeronaves Vallair, entregou hoje, 27 de outubro, o primeiro Airbus A321P2F (convertido de passageiro para cargueiro) da história, para um cliente comercial. Esse primeiro exemplar vai para a Qantas Freight, braço de carga da companhia aérea homônima. O jato será empregado nas entregas da rede postal australiana – Australian Post.

Com uma série de entregas futuras de aeronaves já programadas, o programa de conversão do A321 está tendo interesse de operadoras de frete de várias partes do mundo e conta com duas empresas já homologadas para tal serviço. Além do contrato com a Qantas, a empresa já fechou contratos de arrendamento com SmartLynx Malta para duas unidades e um acordo com a start-up americana GlobalX para dez jatos.

Estudos da Airbus preveem que o mercado de carga exigirá cerca de 1.500 aeronaves de fuselagem estreita nos próximos dez anos. Desse total, 1.000 substituirão a frota mais antiga existente e 500 serão necessários para dar suporte ao aumento da demanda, alimentado principalmente pelo comércio eletrônico em expansão. Para o mesmo período, a Vallair acredita que a indústria poderá ver cerca de 400 A321F voando.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias