Cortada a porta de carga do protótipo do maior avião bimotor cargueiro do mundo

Imagem: Israel Aerospace Industries

O Grupo de Aviação da Israel Aerospace Industries (IAI) está estabelecendo um marco significativo no processo de conversão da primeira aeronave Boeing B777-300ER cargueira do mundo, abrindo uma abertura na fuselagem para instalar uma porta de carga. A parte da cabine retirada da aeronave tem 7 metros de comprimento e um terço da circunferência da fuselagem.

Este importante marco ocorre logo após o início da modificação estrutural da aeronave, processo que durará cerca de 130 dias, ao final do qual o jato de passageiros será convertido no maior modelo de aeronave bimotora de carga do mundo, motivo pelo qual foi apelidado de “Big Twin”, ou algo como “O Grande Bimotor”.

O processo de conversão da aeronave da configuração de passageiro para cargueiro 777-300ERSF e, especialmente, a etapa de corte de um grande segmento da fuselagem da aeronave, é uma prova da experiência de décadas de aviação e das capacidades de engenharia do IAI, estando entre as mais avançadas do mundo.

Imagem: Israel Aerospace Industries

O processo de conversão de carga inclui a modificação da estrutura da aeronave, incluindo a instalação de uma nova porta de carga, substituição e reforço do piso da cabine, instalação de reforços na área da porta de carga, adaptação da rede elétrica e outros sistemas para permitir uma operação segura e conveniente.

Além disso, esse processo inclui o recebimento da certificação para a aeronave convertida da Autoridade de Aviação Civil e da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos.

“Concluir a conversão do B777-300ER no prazo e de acordo com o cronograma planejado está no topo das prioridades do Grupo de Aviação. Hoje, marcamos uma etapa emocionante na conversão do protótipo”, disse o VP Executivo e Gerente Geral do Grupo de Aviação da IAI, Yossi Melamed.

“Cortar a fuselagem da aeronave para a nova porta de carga é um excelente exemplo, reflexo das conversões de carga na IAI, que avança significativamente nosso processo de desenvolvimento para esta conversão. Esta etapa nos permitirá, em um futuro próximo e com maior confiança, estabelecer mais linhas de conversão em todo o mundo, a fim de fornecer serviços para dezenas de pedidos existentes e para muitos outros pedidos que estão por vir.”

Imagem: Israel Aerospace Industries

Informações da Israel Aerospace Industries

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Abaeté Aviação faz promoção de Black Friday com ofertas a destinos...

0
A Abaeté Linhas Aéreas lançou na noite de quinta-feira, 25 de novembro, sua promoção de Black Friday: as passagens para as duas novas rotas