Em crise financeira, voos da inglesa CargoLogic são suspensos pela agência europeia EASA

A operadora de carga inglesa CargoLogicAir suspendeu suas operações após uma constatação de nível 1 – não conformidade com os regulamentos da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) – de acordo com fontes do setor.

Avião Boeing 747-8F CargoLogic
747-8F da CargoLogicAir – Imagem: Boeing / Dan Nevill

As constatações de nível 1 são consideradas mais graves e dizem respeito a qualquer não conformidade significativa com os requisitos regulamentares da EASA, em particular, onde se observa que essas não conformidades podem reduzir o padrão e a segurança da operação, e afetar seriamente a segurança do voo.

Fontes da comunidade de carga aérea afirmam que a CargoLogicAir ficou sem fundos para apoiar sua operação contínua.

Recentemente, ela vendeu um de seus Boeings 747 para a Cargolux, e no final do ano passado, havia anunciado que reduziria pela metade sua frota de cargueiros de quatro para dois 747, em resposta às condições do mercado. “O objetivo é de aumentar os negócios novamente no futuro”, disse a companhia aérea na época.

Apesar da suspensão, outra companhia aérea do grupo, a AirBridgeCargo, ainda está operando, embora ela tenha cortado alguma capacidade programada, na esperança de que as operações de fretamento subam enquanto os remetentes tentam tirar suas mercadorias da China em meio à crise do coronavírus.

Avião Boeing 747-8F AirBridge
Boeing 747-8F da AirBridgeCargo

O Volga-Dnepr Group, cujo proprietário Alexei Isaikin opera cinco companhias aéreas de carga, incluindo a CargoLogicAlemanha e a AirBridgeCargo, enfrentou dificuldades em 2019, acumulando perdas significativas.

A CargoLogicAir teria demitido 100 pessoas esta semana, e os salários dos demais seriam pagos até o final de abril, porém, há informações de que funcionários foram avisados que a companhia aérea fechará.

A empresa perdeu cerca de 18 milhões de libras em 2018, segundo dados da última vez em que registrou contas na Companies House do Reino Unido. Veja a seguir algumas operações recentes das companhias do grupo no Brasil:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Comandante sem máscara sai da cabine para brigar com passageira por...

0
Uma discussão aconteceu num voo onde o comandante, sem utilizar máscara, ficou argumentando com uma passageira por causa de um boné ofensivo.