Início Empresas Aéreas

Cruza o Atlântico um Embraer E195-E2 novinho para a companhia Belavia

A companhia aérea bielorrussa Belavia recebeu nesta sexta-feira (7) seu terceiro E-Jet E2. Esse é o último dos três jatos do modelo arrendados da locadora AerCap. De matrícula EW-560PO, o avião tem na cauda a tradicional flor “botão de solteiro” (também chamada de marianinha ou centáurea), que é a flor nacional do Belarus.

No momento em que essa matéria era escrita, o jato já havia decolado de Natal, no Rio Grande do Norte, rumo a Málaga, na Espanha e, por fim, Minsk, em Belarus (ou Bielorrússia), segundo dados do FlightRadar24.

A aeronave está configurada em uma disposição de duas classes, para 125 passageiros no total, sendo nove assentos na Executiva e 116 na Econômica. As novas aeronaves da Belavia voam em rotas para destinos importantes como Londres, Barcelona, Nur-Sultan, Munique, Paris, Sochi e Amsterdã.

Imagem: FlightRadar24

Pequeno histórico

A empresa tem suas origens em 1933, mas só surgiu oficialmente em 1996, anos após o fim da União Soviética e o fim da filial local da Aeroflot, a companhia aérea soviética que hoje é russa. Até 2003, a empresa operava uma frota majoritariamente soviética, com aviões Antonov, Tupolev e Yakovlev. A partir daquele ano, ela trabalhou numa “ocidentalização” da frota ao fazer o leasing (aluguel) de jatos Boeing 737 usados.

Hoje, ela opera apenas jatos ocidentais, sendo que, além do americano Boeing 737 (incluindo encomendas para o MAX), ela também possui os brasileiros Embraer, que começaram a chegar na empresa em 2012 com encomendas de aeronaves novas do modelo E175. Em 2018, recebeu os maiores E195-E1, e no final do ano passado, o primeiro E195-E2, de nova geração.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile