Início Acidentes e Incidentes

Em nível de cruzeiro, Boeing 747 com 421 pessoas indica fumaça a bordo e voo é desviado

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Jumbo Boeing 747-400 Rossiya
Boeing 747-400 da Rossiya – Imagem: Dmitry Terekhov / CC BY-SA

Se você acompanha regularmente as matérias aqui do AEROIN, talvez venha a pensar que estamos ficando loucos e repetindo uma publicação de uma semana atrás. Mas não, não é o caso! Coincidentemente, temos outro incidente de um Boeing 747 da mesma empresa, e com o mesmo número de pessoas a bordo, ocorrendo com 7 dias de diferença.

O incidente atual aconteceu com o Boeing 747-400 registrado sob a matrícula EI-XLM, da empresa aérea russa Rossiya, mas operando em nome da conterrânea Aeroflot no último sábado, 22 de agosto, segundo dados obtidos pelo The Aviation Herald.

O Jumbo estava realizando o voo de número SU-6288, que partiu de Khabarovsk para Moscou-Sheremetyevo, ambos aeroportos na Rússia, com 421 pessoas a bordo. O grande jato já havia decolado há mais de 3 horas e mantinha voo de cruzeiro no nível FL360 (36 mil pés), quando a tripulação recebeu uma indicação de fumaça no compartimento de carga e decidiu desviar para Krasnojarsk.

A aeronave pousou em Krasnojarsk cerca de uma hora depois, sem maiores incidentes, e outra aeronave foi enviada para prosseguir com os passageiros até Moscou.

O Boeing 747 desviando após o problema em voo – Imagem: FlightRadar24

O Boeing 747 permaneceu no solo por pouco mais de 28 horas até decolar no domingo, 23 de agosto, para prosseguir até Sheremetyevo, dessa vez em voo já com numeração da própria Rossiya, e não mais da Aeroflot.

A aeronave continua em solo no aeroporto da capital russa até a publicação desta matéria nessa segunda-feira, 24 de agosto, e ainda não há confirmação se houve algum princípio de incêndio ou se foi um alarme falso por alguma pane dos instrumentos da aeronave.

O incidente anterior

No sábado da semana passada, dia 15 de agosto, reportamos o incidente anterior que também ocorreu com um Jumbo da Rossiya quando transportava 421 pessoas, entre tripulantes e passageiros.

Na ocasião, a aeronave envolvida foi o Boeing 747-400 registrado sob a matrícula EI-XLF, e a pane foi com o trem de pouso, ocorrendo pouco tempo depois da decolagem de São Petersburgo, na Rússia, em um voo para Antália, na Turquia. Se você desejar rever os detalhes deste caso da semana passada, pode acessar a matéria clicando aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile