Cuba reabre viagens aéreas internacionais, mas Havana continua fechada

Avião Ilyushin IL-96 Cubana

Depois da Argentina, Cuba também decidiu na quinta-feira (15) flexibilizar a circulação de pessoas em grande parte do território da ilha caribenha e liberou a abertura de quase todos os aeroportos, exceto o de Havana. O governo anunciou que o país passa da fase 3 para 4 no programa de flexibilização das atividades, o que permite a retomada das viagens aérea.

A informação foi divulgada em primeira mão pelo nosso parceiro Aviacionline. A companhia Cubana, que recém completou 91 anos, avisou, por meio de comunicado publicado no site oficial, que a partir de hoje estão autorizados os voos comerciais em todos os aeroportos internacionais de Cuba, com exceção de Havana.  O aeroporto da capital do país continuará restrito pelo menos até 31 de outubro. As únicas atividades autorizadas no aeroporto de Havana são voos humanitários e de carga, como já vinha acontecendo.

Os passageiros que chegarem aos diferentes aeroportos de Cuba a partir de agora, devem carregar, no máximo, 2 bagagens que não ultrapassem 32 kg cada. A abertura das fronteiras aéreas no país será feita de forma escalonada, começando pelas regiões que estão mais avançadas nos critérios de controle da pandemia. “Tudo pode mudar, dependendo da situação da COVID 19 em Cuba. Por enquanto, está sob controle, segundo dados oficiais”, disse Moisés Ávila Roldán, jornalista da Agence France-Presse (AFP) em Havana e divulgado pelo Aviacionline.

Os aeroportos de Cuba habilitados para receber passageiros de outros países são: Aeroporto Internacional Abel Santamaría, em Santa Clara, Aeroporto Internacional Jardines del Rey em Cayo Coco, Aeroporto Internacional Vilo Acuña, em Isla de la Juventud, e o Aeroporto Juan Gualberto Gómez, de Varadero, que na quinta  recebeu um voo da Air Canada com os primeiros turistas depois de vários meses. No dia 31 de outubro, os visitantes começam a chegar da Alemanha pela companhia aérea Condor.

A situação epidemiológica da ilha na pandemia de COVID-19 continua sob controle com um total de 5.883 casos e 123 mortes, segundo as últimas informações publicadas.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias