O curioso voo de um avião ATR como ‘passageiro’ de um helicóptero

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Pode parecer estranho um avião, originalmente projetado para voar por conta própria, ser deslocado por meios aéreos através de outra aeronave, mas, esporadicamente, uma situação como essa é necessária.

Os residentes da cidade de Tyumen, na Rússia, testemunharam o diferente trabalho de aviação no último mês de janeiro, quando o transporte de uma aeronave turboélice ATR-42-300 foi feito através do equipamento externo de içamento de um helicóptero Mi-26. Ele partiu do aeroporto de Roshchino até o aeródromo de Plekhanovo, onde o avião será reformado.

Os pontos de partida e destino da operação – Imagem: Google Maps

Imagem: UTair

Imagem: UTair

O objetivo do transporte do turboélice é alimentar o museu a céu aberto de tecnologia da aviação que fica no local, e a missão faz parte de um acordo firmado entre a administração da cidade de Tyumen e a empresa UTair.

Anteriormente, no âmbito deste projeto, foi realizado o transporte de uma aeronave Antonov AN-74. Em um futuro próximo, os aviadores de Tyumen estão planejando um trabalho semelhante no transporte das fuselagens de aeronaves Yak-40 e AN-24.

O Mi-26 é o carro-chefe da indústria russa de helicópteros e atua em operações no mundo todo, pois é capaz de transportar cargas de até 20 toneladas. Hoje, a frota da UTair-Helicopter Services JSC inclui 25 aeronaves.

Imagem: UTair

Imagem: UTair

Imagem: UTair

O peso de um ATR-42-300 em sua condição de peso vazio é cerca de 10 toneladas, porém, como se vê nas imagens, ele foi transportado após remoção de componentes, como os motores, por exemplo. Assim, seu peso foi bastante inferior à capacidade do grande helicóptero.

Embora a distância do transporte fosse de apenas 7 km, o vento forte na região de Tyumen complicou a operação, mas, segundo a UTair, graças à experiência e profissionalismo da tripulação, o trabalho do helicóptero foi concluído com sucesso.

Informações da UTair

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Air Hamburg apresenta seu primeiro avião Embraer Lineage 1000

0
A empresa aérea alemã especializada em fretamentos Air Hamburg celebrou, na semana passada, a adição de um Embraer Lineage 1000