Dados da LATAM mostram que Brasil representa mais de 75% do mercado doméstico do grupo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 787 LATAM

O grupo LATAM Airlines e suas subsidiárias divulgaram ontem suas estatísticas mensais preliminares de tráfego para junho de 2020, bem como a comparação com o mesmo período de 2019.

O tráfego de passageiros do sistema, medido em receita de passageiros-quilômetro (RPK), diminuiu 95,2% entre junho de 2019 e de 2020, enquanto a capacidade oferecida pela LATAM caiu menos, 93,6%. Como resultado, a taxa de ocupação da companhia no mês diminuiu 21,6 pontos percentuais, para 61,4%.

O tráfego internacional de passageiros no mês representou aproximadamente 30% do tráfego total de passageiros.

A tabela a seguir resume os números de tráfego do mês, e inclui o detalhamento acumulado no ano das principais unidades de negócios da LATAM, os mercados doméstico brasileiro, doméstico nos países de língua espanhola (SSC) e internacional.

Interessante notar dois fatores nos dados da tabela acima:

  • Um dele é o forte crescimento da ocupação das operações de carga, em linha com a alta demanda verificada no mundo todo. O valor foi de 79,9% em junho, contra 55,1% no mesmo mês de 2020.
  • O outro fator é a importância do mercado doméstico brasileiro para o Grupo. Enquanto em junho de 2019 o número de passageiros embarcados foi de 2,2 milhões em voos domésticos no Brasil e de 2 milhões nos domésticos dos demais mercados, em junho de 2020 essa relação passou a ser, respectivamente, de 194 mil e 59 mil. Ou seja, a relação que antes era praticamente igualitária agora indica que o Brasil representa mais de 75% de todos os passageiros domésticos dos mercados da LATAM.

Com informações oficiais da LATAM Airlines

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias