Início Empresas Aéreas

Estas são as datas dos últimos voos do MD-11F da Lufthansa na América do Sul

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião McDonnell Douglas MD-11F Lufthansa Cargo
McDonnell Douglas MD-11F

Conforme temos acompanhado nos últimos meses, como parte do projeto de renovação de sua frota a companhia alemã Lufthansa Cargo definiu que os últimos voos operados com o clássico trijato McDonnell Douglas MD-11F para a América do Sul estão programados para dezembro de 2020.

A saída também representará o fim das operações regulares do modelo no Brasil após décadas de serviços. Depois, as rotas para essa região serão operadas com o moderno e altamente eficiente Boeing 777F, o maior avião cargueiro bimotor em operação no mundo.

O B777F é cerca de 20% mais eficiente e emite menos dióxido de carbono do que seu antecessor MD-11F. Além disso, o novo modelo atende aos rígidos requisitos de proteção contra ruído do Anexo 16 da ICAO, Volume I, Capítulo 14, e, devido à maior capacidade e alcance de carga, o mesmo volume de frete pode ser transportado com menor movimentação de aeronaves.

Boeing 777F – Imagem: Lufthansa Cargo

No cronograma de inverno 2020/2021 (verão do Hemisfério Sul), a Lufthansa Cargo oferece conexões operadas com cargueiros para os seguintes destinos na América do Sul, além de capacidade em aeronaves de passageiros: Campinas, São Paulo/Guarulhos, Curitiba, Recife, Buenos Aires e Montevidéu.

Até agora, essas estações são servidas pelo MD-11F, e as últimas operações da Lufthansa Cargo com o modelo em cada uma delas estão programadas para as seguintes datas, segundo a própria companhia:

São Paulo (GRU): 23 de dezembro de 2020
Curitiba (CWB): 29 de dezembro de 2020
Recife (REC): 29 de dezembro de 2020
Campinas (VCP): 31 de dezembro de 2020
Buenos Aires (EZE): 31 de dezembro de 2020
Montevidéu (MVD): 31 de dezembro de 2020

O MD-11F pousando em Viracopos/Campinas (SP)

Após a saída da América do Sul, os cinco cargueiros MD-11 ainda em serviço voarão por mais algum tempo em outros destinos, até serem aposentados nos próximos meses. A Lufthansa Cargo começou a operar o singular modelo com seu jato triplo em 1998 por causa de suas vantagens de eficiência. Ele substituiu os cargueiros Jumbo B747F de quatro motores operados até 2005.

A Lufthansa Cargo opera atualmente nove “Triple Seven” cargueiros a partir de seu hub em Frankfurt. Além disso, a empresa comercializa a capacidade de mais quatro aeronaves desse tipo, que são operadas pela joint venture AeroLogic com sede no aeroporto de Leipzig, também na Alemanha.

Informações da Lufthansa Cargo

Sair da versão mobile