DECEA explicará em live a Nova Era das comunicações no Espaço Aéreo Brasileiro

Imagem: DECEA / CECOMSAER

A poucos meses de a Nova Era das Comunicações Aeronáuticas no Espaço Aéreo Continental Brasileiro entrar em operação, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), bem como o Terceiro e o Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III e IV) promoverão no próximo dia 6 de agosto um webinar para apresentar ao vivo os detalhes do complexo Projeto LANDELL.

Com a presença de autoridades do Projeto, serão tratados temas como os aspectos operacionais e técnicos da CPDLC Continental (Continental Controller Pilot Data Link Communications), as funcionalidades da versão 2.6 do SAGITARIO, os aspectos de Segurança Operacional e as alterações normativas provocadas pelo Projeto LANDELL.

Segundo o Gerente Geral do Projeto LANDELL, Capitão Marcelo Mello Fagundes, o Webinar tem sua relevância na consolidação dos principais detalhes técnicos e operacionais relacionados ao emprego das comunicações entre controladores de tráfego aéreo e pilotos por meio de enlace de dados no espaço aéreo continental brasileiro, antes do início de sua operação, a ocorrer no dia 9 de setembro.

“O evento será uma oportunidade de compartilharmos os esforços do DECEA para a melhoria das comunicações aeronáuticas no Brasil e mais um momento para harmonização dos conhecimentos relacionados à operacionalização da CPDLC”, comenta o Capitão Fagundes.

O Webinar será composto de dois blocos de apresentações e, ao final de cada um, serão realizadas rodadas de perguntas dos espectadores.

“Pretendemos esclarecer, dentre outros, o espaço aéreo em que será empregada a CPDLC, aspectos relacionados ao preenchimento do plano de voo e procedimentos de logon datalink, a dinâmica de emprego e atuação dos controladores e pilotos, especialmente relacionada ao tempo de resposta”, explica Fagundes.

“Serão apresentadas as melhorias de Interação Homem-Máquina (IHM) e as automações desenvolvidas para adequação do sistema ATC – SAGITARIO com foco na operação segura da CPDLC Continental. Também será explicado como se dará o tratamento do plano de voo (com e sem REG) no contexto de emprego da CPDLC”, complementa o Capitão.

No que diz respeito aos aspectos de segurança operacional e as alterações normativas provocadas pelo Projeto LANDELL, serão revisadas as condições de emprego da CPDLC no que tange à vigilância aeronáutica e à comunicação VHF-AM e detalhados procedimentos de falha de comunicação.

“Evidenciaremos os perigos identificados e as medidas mitigadoras tomadas. No que tange aos aspectos técnicos para a operacionalização da CPDLC Continental, abordaremos a estrutura datalink que suportará o emprego da CPDLC e sua respectiva cobertura e as tecnologias embarcadas compatíveis com o projeto. Nesse contexto, serão mostrados ainda os resultados dos testes de performance do datalink nacional. Esperamos uma significativa participação da comunidade aeronáutica”, conclui o Gerente Geral.

O Webinar, que terá a duração de duas horas, será realizado no dia 6 de agosto, sexta-feira, às 09h, com transmissão no Canal do DECEA no YouTube.

Informações da Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Passageiro filma seu avião engolindo um bando de pássaros durante a...

0
Os pilotos de um Boeing 767-300 abortaram a decolagem de Cuba na quinta-feira (23), depois que sua aeronave se encontrou com um bando